A Secretaria de Saúde de Itapema, através do Departamento de Vigilância Sanitária, alerta a população sobre os cuidados com o consumo de peixe, especialmente na Semana Santa, período em que há maior procura pelo alimento. O objetivo é evitar as toxi-infecções alimentares por meio de orientações relacionadas à higienização e conservação do produto.
Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Schorn Harb, o consumidor deve evitar peixes com cheiro forte, olhos afundados e escamas soltas. Ela ainda detalha que o peixe fresco apresenta a superfície do corpo e escamas firmes, sem areia e terra, olhos transparentes, brilhantes e salientes. Além disso, o cheiro deve ser de mar ou de rio, caso seja peixe de água doce. As guelras precisam estar avermelhadas e o corpo roliço e firme. Os estabelecimentos precisam estar dentro das normas sanitárias de higiene e conservação. Portanto, preste atenção na limpeza do local, se há presença de insetos e se o atendente está com roupas limpas, cabelos presos e unhas aparadas, explica. Maria aconselha ainda conhecer a procedência do alimento.
Depois da compra, é necessário conservar corretamente o peixe. A carne deve ser congelada limpa, sem vísceras e escamas e dentro de um recipiente apropriado para congelamento. Assim, o alimento durará até três meses. O descongelamento deve ser feito dentro da geladeira, naturalmente, como todos os alimentos congelados.
Mais informações com o Departamento de Vigilância Sanitária de Itapema pelo telefone (47) 3368-0351.