Em tempos de altos preços nas bombas de gasolina, uma dupla de inventores apresentou em Itapema nessa quinta-feira (28) uma possível solução de combustível que está na frigideira de todas as casas. Francisco Assul de Souza e Carlos Rogério Heinzl mostraram duas caminhonetes movidas a óleo de cozinha para o Prefeito Sabino Bussanello, que estiveram na Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis. No próprio local os carros foram abastecidos com óleo usado, que é recolhido das casas de Itapema, para fazerem um passeio de demonstração.
Carlos Rogério explica que há cinco anos faz a conversão de motores diesel para o novo combustível junto com o amigo Francisco Assul de Souza. Segundo ele, os veículos não perdem desempenho e tem a mesma autonomia que o diesel, fazendo 10 quilômetros por litro de óleo de cozinha usado. E a melhor coisa é que esse tipo de motor ajuda o meio ambiente de duas formas: a primeira porque tira do esgoto e da água o óleo que polui; a segunda é que não emite gás carbônico. Dependendo do que foi fritado no óleo usado no motor, o carro emite um cheiro diferente, que pode ser de pastel ou camarão, brinca.
A dupla conta que já percorreu mais de 300 mil quilômetros com um dos carros com motor a óleo de cozinha. Dentre as viagens, eles lembram de uma visita ao Chile, quando um veículo a diesel que acompanhava o trajeto deles ficou com o combustível congelado, enquanto o motor movido a óleo continuou a funcionar tranquilamente. O melhor é que nem gastávamos com combustível no caminho. A gente parava quando precisava em uma lanchonete e pedia o óleo usado que seria jogado fora, explica Francisco.
O Prefeito Sabino Bussanello elogiou a iniciativa e lembrou a importância de ações como essa para o controle ambiental. A invenção é uma ótima idéia para acompanhar o desenvolvimento do saneamento. Nosso Governo tem preocupação com essa causa, como no Projeto de Macrodrenagem, que beneficiará Itapema, completa. Durante o passeio teste, o Prefeito ficou impressionado com o desempenho do veículo e como não há diferença se comparado aos modelos convencionais.