Mais de 250 pessoas participaram da Caminhada em prol da Erradicação do Trabalho Infantil em Itapema, na sexta-feira (10). A ação foi promovida pela Prefeitura de Itapema, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, para marcar o Dia de Erradicação do Trabalho Infantil, comemorado em 12 de Junho. Participaram da caminhada o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, da Vice Prefeita, Maria Luci da Silva, Secretários Municipais, Coordenadores de projetos do Governo Municipal voltados para as crianças, como o Segundo Tempo e o Cultura nos Bairros, pais, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, além de menores acolhidos pelos Serviços de Proteção.
A caminhada iniciou no Bairro Meia Praia, em frente a Caixa Econômica Federal, e seguiu até a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Jardim Praiamar. Durante o percurso, as crianças distribuíram panfletos explicativos sobre os direitos infantis e as leis de proteção. O evento fechou com um solenidade em frente a UBS, com apresentação do Coral Vivaz, atrações artísticas e culturais. Por fim, o Prefeito Sabino Bussanello explicou aos presentes que a mobilização foi um ato público, que mostra que todos os setores da comunidade devem ter essa preocupação com as crianças. Devemos dar um cartão vermelho para o trabalho infantil. E o Governo Municipal oferece condições sociais, educacionais e de saúde com seus Programas e Projetos voltados para nossas crianças, explica.
Segundo a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Noemy Dalanhol Moritz, é mito pensar que, se a família precisa, a criança deve trabalhar para ajudar na renda doméstica. É mito também achar que o trabalho precoce afasta a criança da marginalidade. Na verdade, criança que trabalha acaba sendo prejudicada nos estudos: ou repete muito a série, ou abandona de vez a escola, já que quase não lhe sobram tempo e energia para estudar. Sem estudos não haverá para ela mais tarde espaço no mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente! E então quando adulta, será desempregada ou subempregada, permanecendo no mesmo ambiente de pobreza em que viveram seus pais!, completa.
A Prefeitura de Itapema, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, atende atualmente 50 crianças, entre 6 e 15 anos, em situação de exclusão social ou algum tipo de risco, como maus tratos, violência e exploração sexual. Do total, 31 menores são acolhidos pelo Programa de Erradicação de Trabalho Infantil, que foram resgatados através de denúncias. Todas são atendidos no contra turno da escola, sob orientação da Coordenadora Noemy Dalanhol Moritz, no centro localizado na Rua 426, 61, no Bairro Morretes.
Os casos de exploração de trabalho infantil em Itapema, ou qualquer outra ação que ofereça risco para crianças, podem ser denunciados para o Conselho Tutelar de Itapema, no telefone (47) 3268-1982, direto com o Serviço e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, no telefone (47) 3368-1843, ou ainda na Ouvidoria Municipal, no número gratuito 161.
Mais informações com a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Noemy Dalanhol Moritz, pelo telefone (47) 3368-1843.