A Prefeitura de Itapema adquiriu na terça-feira (28) um terreno ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tio Patinhas, no Bairro Tabuleiro dos Oliveiras. A compra foi marcada em um encontro entre o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, o Secretário de Finanças, Eduardo Schuster, o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, do Coordenador do Orçamento Participativo em Itapema, Edson Kolosque, representantes da Secretaria de Educação, representantes da Associação de Moradores do Bairro e professoras das escolas municipais, além de representantes legais da dona do terreno, Íris Renate Von Buettner Pastor.
A área localizada nos fundos do terminal rodoviário de Itapema será utilizada para ampliação da escola, com projeto de aumentar número de salas de aulas e construção de uma quadra poliesportiva coberta. A aquisição aconteceu com investimentos previstos no Orçamento Participativo (OP), em uma reinvindicação dos moradores do bairro.
Para o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, é importante lembrar a disposição da dona do terreno, Íris Renate Von Buettner Pastor, em vender o terreno. Ele explica que a família não teria nenhum interesse financeiro, enquanto que o Governo Municipal vê na área a possibilidade de poder melhorar os serviços de educação ao público. A Senhora Íris está contribuindo com a comunidade ao vender esse terreno. E foi a própria comunidade, através do Orçamento Participativo, que decidiu fazer esta aquisição. Agora vamos construir a melhor estrutura possível para atender nossas crianças, completa.
O Delegado do Orçamento Participativo do Bairro Tabuleiro dos Oliveiras, Aldoir Bruno Machado, conta que a aquisição do terreno foi uma batalha. Segundo ele, muitas pessoas diziam que seria impossível fazer a compra, mas depois de muita mobilização dos moradores, ajuda da Prefeitura e a compreensão dos donos do terreno, o ato representa uma conquista. Levou mais de dois anos, mas agora estamos felizes. Provamos que, juntos com a Prefeitura, cumprimos nosso dever, que vai melhorar a vida de crianças e pais não só do bairro, mas de toda cidade, comemora.
O Orçamento Participativo (OP) é um programa de governo que reúne a comunidade para discutir suas prioridades, através de audiências públicas em todos os bairros e regiões de Itapema. Desde que foi implantado, em 2009, já realizou 16 audiências públicas. Nestas reuniões mais de 1500 itapemenses elegeram cerca de 100 delegados, representantes da comunidade para discutir e decidir as prioridades de cada bairro.
Mais informações com o Coordenador do Orçamento Participativo em Itapema, Edson Kolosque, pelos telefones (47) 3268-8012 e (47) 9122-8856.