Itapema é o município com o maior índice de aumento populacional em Santa Catarina na última década. A constatação está em um estudo feito pelo Grupo de Pesquisa Callipolis – Políticas Públicas e Desenvolvimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), recebido pela Prefeitura de Itapema na sexta-feira (1). No texto, intitulado Crescimento da população residente em Santa Catarina: municípios, SDRs e mesorregiões, consta que a população de Itapema cresceu 77,10% entre os anos de 2000 e 2010. No comparativo, o município registrou no primeiro ano 25869 habitantes, enquanto que, agora, o número oficial está em 45814, que representa um aumento de 19945 moradores.
O relatório tem como objetivo apresentar o crescimento da população residente em Santa Catarina e traz a análise dos dados dos Censos IBEGE 2000 e 2010, no quesito variação populacional dos municípios, das SDRs e das mesorregiões de Santa Catarina na última década. Itapema ainda está em uma segunda constatação, de que os municípios da faixa litorânea catarinense tiveram crescimento populacional superior ao dos municípios da Serra Catarinense e Oeste.
Segundo o estudo, que foi elaborado pelos professores Dr. Leonardo Secchi, Dr. Valério Alécio Turnes e pelo acadêmico Jeferson Luís Fruneaux, no momento de elaborar políticas públicas é de suma importância levar em consideração o tamanho e o crescimeto da população de um território. Estes indicadores são dos mais úteis para dimensionar a necessidade de serviços públicos e projetar ampliações na infraestrutura urbana e nas políticas sociais, concluem os autores.
Para o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, o crescimento da população é um reflexo dos investimentos do Governo Municipal em infraestrutura e políticas públicas para os cidadãos. Tal título ao mesmo tempo em que nos orgulha, por termos pessoas vindas dos mais diversos estados e países acreditando no nosso potencial, também nos preocupa, pois, com este aumento, também aumenta nossa responsabilidade para ampliar e melhorar as estruturas e mecanismos sociais, para que o exercício da cidadania seja efetuado com a mais tranquila caminhada, pondera.
Mais informações com o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, pelo telefone (47) 9155-1207.