A Prefeitura de Itapema oferece assistência gratuita para as pessoas que estão acima do peso, através do Grupo de Reeducação Alimentar da Secretaria de Saúde. Os participantes do grupo freqüentam 10 sessões semanais em um período de dois meses, nas quais recebem orientações e discutem sobre alimentação saudável. Para participar é necessário encaminhamento de um médico especialista, psicólogo ou nutricionista de qualquer unidade básica de saúde do município.
A nutricionista do grupo, Caroline Marini, destaca que a atividade não foca a perda excessiva de peso, mas sim uma mudança gradual dos hábitos alimentares para melhor. Caroline explica que uma triagem inicial com um especialista é importante para identificar a causa do aumento da ingestão alimentar, já que grande parte dos distúrbios alimentares é resultado de algum transtorno psicológico, como ansiedade e depressão. O objetivo principal é conseguir separar sentimento de alimento, ou seja, não descontar a ansiedade, tristeza, alegria ou problemas na comida!, afirma.
Além de uma nutricionista, o Grupo de Reeducação Alimentar conta com a participação de psicólogas que acompanham o trabalho realizado. A primeira participante, em 2009, eliminou 48 quilos em um ano. Desde então, ela participa de alguns encontros para estimular os participantes e mostrar que é possível perder peso através da reeducação alimentar e atividades físicas.
Segundo o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, esta e outras práticas relacionadas a promoção a saúde estão sendo oferecidas a população itapemense, com o objetivo de contribuir com uma vida mais saudável. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 15h às 16h, no Centro de Referência Especializado em Saúde (CERES). O próximo grupo começa na quinta-feira (21) e vai até o dia 29 de setembro. Outro grupo já está com início marcado para 6 de outubro.
Mais informações com a nutricionista do Grupo de Reeducação Alimentar de Itapema, Caroline Marini, pelo telefone (47) 3368-2711.