A Defesa Civil de Itapema reforça o alerta a população que mora em áreas de risco de alagamento ou desmoronamento no município para monitorarem suas edificações nesta terça-feira (9). A atenção deve ser maior para os moradores entre as ruas 248 e 268, as margens do Rio Perequê, da população próxima ao Rio da Fita, nos bairro Morretes e Jardim Praiamar, pois estes rios citados e seus afluentes estão cheios, com possibilidade de transbordamento e, além disso, morros estão com o solo encharcado, podendo ocorrer deslizamentos.
O Coordenador da Defesa Civil em Itapema, Cristian Barbosa Dias, explica que, se não chover mais, a inundação não deve acontecer, mas toda atenção é necessária até os níveis baixarem. Cristian ainda conta que nos dois últimos dias choveu 130 mm, de acordo com o pluviômetro da empresa Águas de Itapema, o que equivale à média mensal. Essa quantidade de chuva causou enchente no Bairro Morretes em maio de 2010. Hoje isso não aconteceu, pois há duas questões atenuantes: a limpeza do Rio da Fita e das valas de macrodrenagem e também a ação de educação ambiental nas margens dos rios da cidade. Além disso, a maré não está alta, completa.
Emergências
Caso necessário, os números de emergência para cheias em Itapema são pelos telefones: bombeiros 193 e atendimento da Defesa Civil (47) 3368-3410 ou (47) 9186-8200.