O Grupo Boi de Mamão de Itapema, Raízes da Terra, foi nomeado a receber o Troféu Açorianidade 2011, no quesito Grupo Folclórico. A entrega do prêmio acontece em 9 de Setembro, às 19h30, no auditório do Sombrio Tênis Clube, na cidade catarinense de Sombrio. Simultâneo ao evento acontece a 18 Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.
A presidente do Grupo Boi de Mamão de Itapema, Vanessa Correia, explica que o Raízes da Terra faz parte da Associação Boi de Mamão do São Paulinho, conhecida como a única do Estado que mantém a tradição do improvido, através do verseiro itapemense Sílvio Valmor Vieira. Já o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, destacou que o Grupo Raízes da Terra tem importância fundamental, no sentido de garantir as manifestações artísticas e culturais dos imigrantes portugueses em Itapema e região.
O Grupo Boi de Mamão Raízes da Terra é formado por moradores de Itapema, com sede no bairro Várzea. Criado há 50 anos, quando Itapema ainda pertencia a Porto Belo, hoje o grupo folclórico tem o apoio da Prefeitura de Itapema, através da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer.
O Troféu Açorianidade foi criado pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O propósito do troféu é homenagear e reconhecer a dedicação de profissionais, instituições e empresas em prol da cultura açoriana. Anualmente são entregues 10 troféus e a escolha dos agraciados é responsabilidade do Conselho Deliberativo do NEA, que é composto por mais de 60 instituições que atuam em todo Litoral de Santa Catarina.
Mais informações com a presidente do Grupo Boi de Mamão Raízes da Terra de Itapema, Vanessa Correia, pelo telefone (47) 9913-1488.