A Prefeitura de Itapema, através do Departamento de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação, iniciou em agosto as atividades do projeto Educanvisa na Rede Municipal de Ensino. O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da rede pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.
Em fase inicial, o projeto é realizado com professores e alunos da 1 a 4 séries da Escola Municipal de Educação Básica Maria Linhares, no Bairro Alto São Bento, sob a supervisão da fiscal em Vigilância Sanitária Maura Freitas, da responsável pelo departamento, Simone Pedrollo Lora, e da coordenadora pedagógica, Leila Cristiane. Por meio do Educanvisa, os profissionais das áreas de Educação e de Saúde recebem, além do treinamento, material didático adequado para abordar e estimular a discussão dos temas da Vigilância Sanitária em sala de aula.
Segundo a fiscal pelo em Vigilância Sanitária, Maura Freitas, o trabalho realizado na escola Maria Linhares servirá como modelo para a extensão do projeto a outras escolas do município. Na primeira etapa, os alunos foram orientados sobre alimentação saudável e cuidados no consumo de alimentos industrializados. Nas etapas posteriores, serão abordados temas como propaganda de medicamentos e de alimentos e o trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária, lembra.
A coordenadora pedagógica, Leila Cristiane, ressalta a importância desta ação no ambiente escolar. A escola é um ambiente propício a formação dos valores da sociedade e o canal mais acessível à população, considerando o grande potencial de multiplicação do conhecimento adquirido pelos alunos, completa.
Mais informações sobre o projeto no Departamento de Vigilância Sanitária, pelo telefone (47)3368-0351, com Simone Lora ou Maura Freitas.