A Pando Networks, empresa responsável pela gerência de downloads de jogos em massa, divulgou na última semana uma pesquisa que aponta o Brasil na 164 posição do ranking mundial de velocidade média da conexão à internet. Porém, o que mais chama a atenção é a cidade de Itapema, Santa Catarina, que foi colocada como a segunda pior conexão do mundo – constatação que não representa a realidade dos usuários gerais no município.
A pesquisa levou em conta apenas jogadores que se conectaram aos servidores da empresa e deles fizeram algum download, em que foram considerados a transferência de 35 petabytes de informações digitais (o equivalente em arquivos a memória de 183500 computadores com unidades de armazenamento de 200 gigabytes). Foram 27 milhões de downloads feitos por 20 milhões de computadores em 224 países e territórios. A medição foi feita entre janeiro e junho de 2011 só na rede de jogos oferecidos pela empresa.
O assessor Especial de Gestão Administrativa de Itapema, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, que é o responsável pelo Departamento de Informática da Prefeitura e pela estrutura de Tecnologia da Informação Pública do município, lembra que a pesquisa leva em conta apenas os usuários que se conectaram aos servidores da Pando NetWorks. Seria a mesma coisa que dizer que o pedágio na BR 101 qualifica as marcas de carros com base nos veículos que passassem lá no período de uma hora. Talvez, nessa hora, passasse apenas um carro, um Fusca, e este dado seria comparado com os de outros pedágios e, com base nisso, seria possível afirmar que Itapema tem a pior frota de veículos do país, explica.
Para Ricardo, há um erro grave na forma que o estudo foi divulgado até agora, além dele ter considerado apenas jogadores online na pesquisa. A Pando Networks usa a unidade de medida KBps (kilobytes por segundo), enquanto o mais comum usado é o kbps (kilobits por segundo). No primeiro, KBps com o B maiúsculo, cabem 8 kbps, com o b minúsculo como se o primeiro fosse centímetros e o outro milímetros. Quem noticiou até agora fez a grafia das unidades de medida a mesma coisa, o que confunde mais ainda no entendimento e na deturpação dos fatos, lamenta.
Apesar da pesquisa com pontos falhos, a internet em Itapema realmente não é das melhores, mas o título de segunda pior não está bem fundamentado. Ricardo detalha que o estudo nada tem a ver com a internet pública ou a rede da Prefeitura de Itapema e que a Pando Networks não considerou usuários fora da rede de jogos, que são a maioria. Para resolver de vez isso, seria interessante haver mais opções de prestadoras de serviço na cidade, que geraria concorrência entre empresas prestadoras de serviço em Itapema. Esta é a oportunidade para boas empresas investirem no município, pois os usuários locais querem mais qualidade de internet, completa.
Itapema é a cidade mais digital de Santa Catarina
Apesar da constatação da pesquisa da Pando Network, Itapema recebeu em junho de 2011 o título de cidade mais digital de Santa Catarina e a 18 do Brasil. Os cidadãos itapemenses tem a disposição uma série de serviços online, no link http://itapema.sc.gov.br/servicos. No espaço é possível ter acesso a Certidão Negativa de Débitos, ao Sistema Integrado de Bibliotecas, Projetos de Leis, Publicações, o Novo Código Tributário, entre outras opções. Além disso, o setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura gerencia todos os processos administrativos, com a automação dos processos internos de todas as secretarias dentro de uma intranet, a Itanet. Ao todo são mais de 50 softwares distintos e interligados entre si com uso bancos de dados dinâmicos.
Sem relação com velocidade privada de internet, o termo Cidade Digital pode ser entendido como o conjunto de experiências e projetos governamentais, privados e/ou da sociedade civil, que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação. A intenção é criar uma representação na web de um determinado lugar, como um portal de informações gerais e serviços, comunidades virtuais e representação política, para oferecer uma plataforma de interação aos cidadãos.
Mais informações com o Assessor Especial de Gestão Administrativa de Itapema, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, pelo telefone (47) 3268-8080 ou pelo e-mail ricardo@itapema.sc.gov.br.