Primavera da Cidadania oferece aulas sobre direitos dos cidadãos em Itapema

A Prefeitura de Itapema, através do projeto Primavera da Cidadania, promoveu na quarta-feira (28 de setembro) uma aula sobre Diretos Trabalhistas e Previdenciários para alunos e professores que fazem parte da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no município. A primeira, de uma série de aulas e palestras sobre direito dos cidadãos, aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Victor Alves, ministrada pelo assessor jurídico da Prefeitura de Itapema e professor de Direto na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), João Emmel.
A intenção das aulas é oferecer conhecimento e esclarecimentos, a partir das necessidades e dúvidas levadas pelos próprios alunos dos cursos de qualificação profissional, tanto do projeto Primavera da Cidadania, quanto da Educação de Jovens e Adultos de Itapema.

Segundo a diretora de Extensão e coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, ao discutir sobre os direitos trabalhistas e previdenciários, o Governo Municipal oferece o preparo necessário para as pessoas em uma nova profissão, através de um dos dez cursos de qualificação e no Ensino Fundamental na Modalidade de EJA, disponibilizados gratuitamente para as famílias de baixa renda ou que retomam ao ensino formal. São possiblidades de conhecimento acerca de seus direitos no mundo do trabalho e previdência social. Exercer a cidadania é estar informado sobre tudo o que afeta a nossa vida enquanto cidadãos e cidadãs, completa.

A próxima aula acontece na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Victor Alves, localizada na Rua 436, no Bairro Morretes, a partir das 19h e é aberta a comunidade. O tema será Educar para a paz, não violência, prevenindo contra as drogas, em que as famílias poderão conversar e tirar dúvidas sobre a educação dos filhos, os direitos e os deveres das crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Primavera da Cidadania

O Projeto Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, através da articulação de diversas Secretarias Municipais, com o objetivo de levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, através de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional. O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes gratuitos. Atualmente, são 250 alunos aprendendo novas profissões ou buscando a conclusão do Ensino Fundamental.
Clique aqui e confira o vídeo do projeto Primavera da Cidadania.

Mais informações com a diretora de Extensão e coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, pelos telefones (47) 9164-2282 ou (47) 3368-1518.