A Prefeitura de Itapema promoveu visitação pelos principais projetos sociais de qualificação profissional do município na primeira Caravana da Cidadania, na quinta-feira (6). A iniciativa juntou 40 representantes da sociedade civil organizada e membros do Governo Municipal, guiados pelos prefeitos Sabino Bussanello, nos principais centros de educação e escolas que oferecem cursos profissionalizantes. O grupo de visitantes foi formado pelo vereador Luiz Carlos Vieira, secretários municipais, diretoras de escolas, membros de associações de moradores, dos pais e professores da rede pública, dos aposentados e das pessoas com deficiência, além de membros do Conselho Municipal de Educação, do Cooperitapema, empresários e cidadãos de Itapema.
Em cada instituição visitada, os alunos demonstraram o aprendizado adquirido, através de depoimentos de como os cursos e a qualificação profissional mudaram suas vidas. Em suas falas, cada aluno lembrou do sonho da profissionalização e até do curso universitário realizado, com garantia de ensino público gratuito e de qualidade em Itapema. Um dos grupos que mais chamou a atenção da Caravana da Cidadania foi o da terceira idade, que faz o Ensino Fundamental de 1 a 8 série e tem aulas de inclusão digital no Centro de Convivência do Idoso (CCI). “Hoje nós já podemos ter a chance de navegar na internet, conversar com nossos familiares que moram distantes e tantas outras coisas que a gente nem sonhava aprender”, declarou uma das senhoras.
Para o prefeito Sabino Bussanello, as oportunidades oferecidas pelo Governo Social são obras sociais que, como as obras de engenharia, fazem parte do processo de desenvolvimento de Itapema. Sabino incentivou todos os participantes dos cursos de qualificação a serem persistentes em seguirem uma profissão, que garantirá melhor qualidade de vida, com melhor renda para as famílias. “Só tem sentido governar se for para mudar a vida do povo”, reforçou em cada visita.
Segundo a diretora de Extensão, Ana Maria Sokacheski, a caravana foi emocionante e importante para o público, que tomou conhecimento vendo de perto as políticas públicas de inclusão social do Governo Municipal. São muitas oportunidades que mudam a vida das pessoas, principalmente aquelas de baixa renda, que precisam de oportunidades para vislumbrar um futuro melhor, mais digno, com maior qualidade de vida. A gente percebe a mudança das atitudes, comportamentos e elevação da autoestima das pessoas, que querem, buscam, sonham e desejam uma vida melhor, completa.
Centros e atividades disponíveis em Itapema para educação e qualificação profissional:
Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bento Elói Garcia:
– Educação para Jovens e Adultos (EJA);
– Universidade Aberta do Brasil (UAB);
– Curso Técnico em Hospedagem;
– Curso de Auxiliar de Cozinha.
Centro de Convivência do Idoso (CCI):
– Inclusão Digital para Idosos.
Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Victor Alves:
– Curso Eletricista Predial;
– Curso de Informática Básica e Auxiliar Administrativo;
– Curso de Pedreiro.
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):
– Curso de Costura Industrial Básica em Malhas;
– Curso de Imagem Pessoal (Beleza);
– Curso de Assistente de Cabeleireira.
Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac):
– Curso de Cuidadores Infantil;
– Curso de Cuidadores de Idosos.
Primavera da Cidadania
O Projeto Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, através da articulação de diversas Secretarias Municipais, com o objetivo de levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, através de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional. O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes gratuitos. Atualmente, são 250 alunos aprendendo novas profissões ou buscando a conclusão do Ensino Fundamental. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (47) 3368-1518 ou ainda pelo e-mail diretoria.ana@itapema.sc.gov.br.
Mais informações com a diretora de Extensão e coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, pelos telefones (47) 9164-2282 ou (47) 3368-1518, ou ainda pelo e-mail diretoria.ana@itapema.sc.gov.br.