A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), realizou mais de 60 vistorias em estabelecimentos comerciais e na construção civil nos meses de agosto e setembro. As ações têm por objetivo fiscalizar as condições de saúde e segurança no trabalho, para antecipar, prevenir e diminuir os riscos, doenças e acidentes de trabalho, buscando a promoção da saúde física e mental dos trabalhadores do município.
Os fiscais analisaram os riscos presentes nos processos e ambientes de trabalho, questões de higiene e segurança, além da documentação, laudos e programas obrigatórios nas empresas. Um dos programas é o Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA), que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, analisado no momento da vistoria, sendo as empresas que ainda não o possuem orientadas a realizá-lo.
Através do PPRA, as empresas devem realizar capacitações regulares sobre segurança no trabalho, além de buscar orientação de um técnico ou engenheiro, que identifica os fatores de risco na rotina dos trabalhadores e busca soluções para preservar a saúde e bem estar dos empregados.
A responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária, Simone Pedrollo Lora, lembra a obrigatoriedade do programa. A adesão ao programa é necessária para a solicitação de alvará e algumas contabilidades ainda estão com dúvidas em relação ao procedimento correto, explica.
O PST atua ainda nas investigações de acidentes de trabalho e denúncias relacionadas às condições de trabalho. Orientações e informações no Departamento de Vigilância Sanitária podem ser obtidas através do telefone (47) 3368-0351 ou pelo e-mail saudetrabalhador@itapema.sc.gov.br.
Mais informações com a responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária, Simone Pedrollo Lora, pelos telefones (47) 3368-0351 ou pelo e-mail saudetrabalhador@itapema.sc.gov.br.