Jovens debatem políticas públicas em Itapema

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos, promoveu a 2 Conferência Municipal de Juventude na sexta-feira (14). O evento contou com a presença de cerca de 50 jovens, do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, da secretária de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos, Marina Gobbo Agnoletto, da secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, do secretario de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ivanor de Souza e do vereador Luiz Carlos Vieira, além de funcionários públicos municipais.
Isac Naim Hamad representou todos os jovens do município na mesa de autoridades da Conferência. Em sua fala, Hamad lembrou como os jovens ainda fazem a diferença no mundo, como as mobilizações no Oriente Médio através das mídias sociais, que derrubaram ditadores. Temos que tomar consciência das mudanças que queremos fazer no mundo, afirmou.

Para o prefeito Sabino Bussanello, as práticas dos jovens mudam o mundo, por isso é importante discutir políticas públicas dedicadas, para ser possível fazer a diferença local, estadual, nacional e, até mesmo, mundial. Muitas das conquistas dos jovens hoje foram lutas dos pais e avós em suas épocas. Não é a idade que define a capacidade de luta, pois juventude é sinônimo de energia, que deve ser canalizada com consciência, completou. Sabino ainda enumerou as ações que o Governo Municipal já desenvolve para a juventude, como as diversas modalidades das Escolas Esportivas Municipais, o projeto Cultura nos Bairros e as oportunidades de capacitação profissional e de ensino.

O que foi debatido?

Os participantes da 2 Conferência Municipal de Juventude fizeram parte do diálogo Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, Conquistar Direitos e Desenvolver o Brasil, com o motivador Carlos Eduardo Souza. Logo após, o grande grupo foi dividido em equipes para discussão de três temas: 1. Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Regional; 2. Plano Nacional da Juventude: prioridades 2011-2015; e 3. Articulação e integração das políticas públicas da juventude.

Para facilitar os trabalhos e a abordagem dos temas, a equipe da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos promoveu a discussão de cinco subtemas: 1. Trabalho e Renda: formação e qualificação profissional; 2. Educação: respeito às diferenças, ensino para todos e evasão escolar; 3. Vida Saudável: saúde, política sobre drogas e sexualidade; 4. Cultura, Esporte e Lazer; e 5. Inclusão Social: participação popular, segurança, comunicação, direito ao território, direito de se associar e diálogo de governo.

Todas as discussões foram registradas e os resultados serão transformados em um documento com as propostas, que será entregue para o Governo Municipal e encaminhado para a Conferência Estadual de Juventude, pelos delegados eleitos durante a 2 Conferência Municipal em Itapema.

Mais informações com a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo Agnoletto, pelo telefone (47) 9162-5426 ou pelo e-mail marinagobbo@itapema.sc.gov.br.