A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, comunica a população sobre a presença de cinzas vulcânicas no ar de Santa Catarina, provenientes do vulcão chileno Puyehue. As partículas, em forma de fuligem, já podem ser vistas no município, sobre os carros ou nas superfícies de calçadas.
Apesar da situação atual não representar um problema de maior gravidade, pessoas vulneráveis aos impactos causados pela poluição atmosférica, como pneumopatas, cardiopatas, crianças e idosos, devem tomar alguns cuidados. Essas pessoas são as mais suscetíveis a desenvolver problemas devido às cinzas.
O médico da Rede Pública de Saúde, Marcelo Murilo da Rosa, cita alguns cuidados que devem ser tomados pela população nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul:
– Mantenha-se hidratado, tome pelo menos dois litros de água por dia;
– Evite esforço físico desnecessário (principalmente os grupos mais vulneráveis à poluição atmosférica);
– Pneumopatas e cardiopatas devem redobrar a atenção no uso de seus medicamentos de costume e seguir as recomendações médicas para que os sintomas não aumentem e a doença não se agrave;
– Portadores de asma, rinite, bronquite e enfisema devem seguir o uso de medicamentos rotineiros de controle das enfermidades para que os sintomas não aumentem;
– As pessoas que usam lentes de contato devem ficar atentas com maior ressecamento dos olhos.
Marcelo Murilo da Rosa ainda explica que quaisquer possíveis efeitos na saúde da população devido à exposição às cinzas vulcânicas provavelmente serão passageiros. Em caso de necessidade, a orientação é procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Mais informações na Secretaria de Saúde de Itapema pelo telefone (47) 3368-2711 ou pelo e-mail saude@itapema.sc.gov.br.