Itapema prepara com outros municípios Encontro Intercontinental de DTS

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema faz parte da organização do Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), que acontece entre 21 e 24 de novembro em Balneário Camboriú, com o tema Atores e Processos Inovadores para ampliar e Fortalecer as Experiências Locais.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema, Ivanor de Souza, junto com sua equipe, esteve reunido na segunda-feira (17) com os técnicos da EPAGRI, José Eduardo Manozzo Barros e Diva Bernardes de Balneário Camboriú, Jorge Luiz Tagliari de Itajaí, Wilmar Schmitt e Maria de Fátima Stuppe de Itapema, Ricardo Arno da Silva de Bombinhas, Patrícia Vilma Pinheiro da Silva Fundação Cultural de Bombinhas, Romilto Poluceno de Porto Belo, Valmir José Rebelo da Secretaria de Agricultura e Pesca de Porto Belo e Maria Gavas da Câmara de Vereadores de Itapema, para discutir detalhes do evento.

O Encontro Intercontinental tem o objetivo de promover ações de governança local dos territórios, identificar e valorizar identidades culturais regionais e promover a criação nos territórios de canais de comercialização de produtos e serviços locais. No evento estarão presentes pesquisadores, estudiosos da América Latina, Europeus e representantes da Ásia, África, Oceania, América do Norte (Estados Unidos e Canadá), além de autoridades locais, Secretários de Estado, Governador, Ministros da Pesca, Turismo e da Cultura. Além disso, os participantes conhecerão roteiros de turismo de base comunitária e cultural em Santa Catarina, considerados embriões de dinâmicas territoriais sustentáveis.

O projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável – Identidade Cultural (DTS-IC) ocorre em duas regiões-piloto: Litoral Centro Norte (LCN), formado por Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, e Litoral Sul (LS), composto por Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba. A exemplo de países da América Latina, a diversidade cultural é considerada como um ativo relevante a ser reconhecido e valorizado nos processos de desenvolvimento, tendo como base uma abordagem territorial, focalizando os atores mais excluídos e, ao mesmo tempo, a construção de sinergias interinstitucionais.

Mais informações com a diretora de Turismo de Itapema, Maria Cristina Monsu, pelo telefone (47) 3368-2486 ou pelo e-mail turismo@itapema.sc.gov.br.