Alunos de Itapema aprendem com MPT consequências do trabalho infantil

O projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola conclui neste mês de outubro suas atividades com as turmas de 5 série da Escola Municipal Educar, que participam desde o início de 2011. A ação é desenvolvida desde 2009 com alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapema, quando Poder Executivo e Poder Judiciário firmaram parceria nas atividades com o tema Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer. O Trabalho infantil e suas consequências nas vidas de nossas crianças.
Durante as atividades realizadas, os alunos puderam aprender o significado do termo Trabalho Infantil e as leis que combatem a prática. Além disso, puderam aprender sobre a realidade do trabalho infantil em Santa Catarina, com foco em dados de Itapema.

Para as dinâmicas o Ministério Público do Trabalho disponibiliza material, como cartilhas e panfletos, que servem de referência para desenvolver o assunto. Já os professores da Rede Municipal de Ensino planejam e auxiliam na execução da metodologia de trabalho.

Segundo a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, a criança é um ser em desenvolvimento e o trabalho, enquanto uma obrigação, não permite que ela seja respeitada em sua estrutura física, psicológica, intelectual e social. O debate sobre esse tema na escola acaba chegando em casa e vai permitindo que seja criada a consciência de que há que se respeitar as particularidades de cada etapa da vida humana. Estudar é o trabalho da criança e brincar é uma forma de aprender, explica.

Mais informações com a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, pelos telefones (47) 9186-9859 ou (47) 3368-1518 ou ainda pelo e-mail geonete@itapema.sc.gov.br.