Revitalização da orla central de Itapema finaliza primeiras etapas

Os antigos postes ao longo da orla central de Itapema começaram a ser retirados na terça-feira (13), para dar lugar ao novo sistema de iluminação da Avenida Beira Mar. A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), responsável pela remoção dos postes, deve finalizar o trabalho até a próxima semana, enquanto a equipe do Departamento de Iluminação Pública cuida da religação da rede elétrica da área, que agora será subterrânea, sem os fios aéreos atrapalhando a vista da praia. Já na segunda-feira (12), a equipe do Departamento de Trânsito cuidou da pintura das faixas de sinalização horizontal sobre a camada de oito centímetros de asfalto, colocada em toda via da Avenida Beira Mar no final de novembro.
As ações fazem parte do início da Revitalização da Praia Central de Itapema, aprovado pela comunidade por Audiência Pública em 19 de outubro. O projeto completo representa um investimento de R$ 1.370.380,58, por meio do programa Orçamento Participativo da Prefeitura de Itapema. A obra está dividida em nove etapas, que compreendem melhoria de drenagem, capa asfáltica, iluminação, implantação de travessias de pedestres, implantação de estacionamento, sinalização viária, remoção de obstruções, movimentação e compactação de terra, além de implantação de ciclovia, passeio e mobiliário urbano.

Para o prefeito Sabino Bussanello, a intenção da revitalização é proporcionar à orla do Centro de Itapema fatores para qualidade de vida dos moradores locais e dos visitantes. É importante estruturar a cidade. Porém, mais importante ainda é quando a própria comunidade ajuda o Poder Público a decidir de que forma isso será feito. Isso garante transparência no processo e qualidade na execução dos projetos, principais eixos de nosso governo através da Participação Popular, completa.

Novo sistema de iluminação

Segundo o engenheiro eletricista da Prefeitura de Itapema responsável pelo projeto, Leonardo da Silva Pereira, o posteamento antigo possuia luminárias velhas de pouca eficiência e alta manutenção. O novo sistema de iluminação será através de 70 postes decorativos de aço galvanizado com 10 metros de altura livre. Serão utilizadas lâmpadas brancas e projetores de altíssima eficiência com a fotometria específica. Projetos semelhantes ao nosso foram implantados em cidades da França e Espanha. Ou seja, este é um projeto com equipamentos de ponta, digno de primeiro mundo, explica.

Já o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ronaldo Paulinho, explica que, do ponto de vista ambiental, o projeto foi elaborado para ter boa iluminação, porém sem exagero, para não prejudicar a vida marinha e não haver consumo excessivo de energia elétrica, o que contribui também para reduzir a emissão de CO2. Enfim, é um projeto moderno, que utiliza equipamentos de altíssima qualidade, que trará muito mais segurança para os moradores e turistas desenvolverem suas atividades noturnas na nossa Orla do Centro, detalha.

Mais informações com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ronaldo Paulino, ou com o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Leonardo da Silva Pereira, pelo telefone (47) 3268-1010 ou pelos e-mails leonardo@itapema.sc.gov.br e iluminacaopublica@itapema.sc.gov.br.