O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, discutiu tópicos de segurança pública no município em uma reunião no seu gabinete na segunda-feira (26). O encontro deu continuidade às ações e ao compromisso ajustados em uma reunião na sexta-feira (23) contou com a presença da secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, a comissão de pais, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Prefeito Francisco Victor Alves, no bairro Morretes, o comandante da Companhia da Polícia Militar de Itapema, Major Varella, e o delegado da Polícia Civil de Itapema, Giancarlo Rossini.
A reunião serviu para avaliar as medidas tomadas em relação à segurança no bairro, além de prefeito, comissão e autoridades policiais traçarem novas metas e ações para garantir a segurança dos alunos e da comunidade ao redor da EMEB Prefeito Francisco Victor Alves. Pais e professores elogiaram as ações do Governo Municipal tomada no interior da EMEB Prefeito Francisco Victor Alves e, junto com prefeito e autoridades policiais, entraram em um consenso de que o problema agora está no lado externo da escola.
Segundo o prefeito Sabino Bussanello, segurança pública deve começar a ser discutida pela educação, com projetos de inclusão, diálogo e bom senso. Precisamos articular todos os setores da sociedade civil e dos Governos para, principalmente, dar atenção aos nossos filhos, que são a base da sociedade. Nossa força tarefa deve visar agora o entorno da escola, além de não abrir mão da organização e disciplina dentro de todas as instituições, detalhou.
Além disso, o prefeito Sabino Bussanello lembrou que os causadores do problema não saíram impunes e foram presos, mesmo com a falta de efetivo da Polícia Militar e a debilidade das estruturas da Política Civil de Itapema, que são de responsabilidade do Estado. Vamos continuar a fazer melhorias, tanto em estruturas físicas como no atendimento às crianças, para garantir segurança mesmo sabendo que não depende somente do Governo Municipal. Vamos também nos esforçar para quem estiver em condições desfavoráveis tenham a oportunidade de mudança, completou.
Por fim, o grupo pactuou uma ação conjunta do município, com o objetivo de levar reinvindicações ao Governo do Estado, em especial ao Secretário Estadual de Segurança Pública. A intenção é para que junto com as ações do Poder Executivo Municipal e da sociedade civil sejam construídas alternativas viáveis para melhorar a segurança pública em Itapema e região.