A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Unidade de Atendimento Clínico Infantil (UACI) Serelepe, promove durante o próximo mês atividades para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Todos os eventos alusivos ao dia serão realizados no próprio Serelepe, localizado na Rua 236, n415, no Bairro Meia Praia. A programação conta com apresentações, palestras e conversas com profissionais médicos, fonoaudiólogos e psicólogos. Dentre as atividades será montado um grupo temático para pais de crianças diagnosticadas com a síndrome e demais interessados.
Em caso de suspeita de autismo, o ideal é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o mais breve possível. Se houver necessidade, o médico irá encaminhar o paciente ao Serelepe para a avaliação com uma equipe especializada. Durante o mês de abril, a equipe do Serelepe também vestirá a cor azul, que representa o autismo. Quem quiser participar deve entrar em contato com a unidade pelo telefone (47) 3267-1531 para confirmar a participação, pois o número de lugares é limitado.
Sobre o autismo
O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida (não sorri, não imita o comportamento dos pais, choro excessivo, não gosta de ficar no colo).
Cada pessoa com autismo tem características próprias, mas existem alguns sinais que costumam ser mais comuns (alguns podem estar presentes e outros não, com intensidade diferente em cada caso). Estes sinais podem ser percebidos no ambiente familiar, social e/ou escolar:
– Dificuldade no relacionamento com outras pessoas;
– Age como se não escutasse;
– Evita olhar nos olhos ou desvia o olhar;
– Atraso na fala ou ausência dela;
– Apresenta dificuldade em compreender o que lhe é dito, entender sentido figurado e também de se fazer compreender;
– Palavras, frases ou falas de desenhos são repetidas com frequência;
– Movimentos repetitivos e incomuns;
– Evita o contato físico;
– Prefere ficar sozinho;
– Apego a determinados objetos;
– Crises de agressividade ou auto-agressividade;
– Resistência a mudanças de rotina;
– Pouco interesse pelo o que acontece a sua volta.
Programação
2 de abril segunda-feira, 13h30
O olhar médico sobre o autismo
Convidado: João Marcelo Loio Correa – Psiquiatra infantil e da adolescência.
10 de abril terça-feira, 13h30
A história de Thor
Convidada: Cláudia Cristine C. Guenther (Fonoaudióloga), autora do livro A história de Thor e mãe de uma criança com autismo.
18 de abril quarta-feira, 8h30
Como ajudar a criança autista em casa e na escola
Palestrantes: Aline Nacer (Fonoaudióloga), Christiane Carvalho (Fonoaudióloga), Letícia Giacomini (Psicóloga).
26 de abril quinta-feira, 8h30
Os direitos dos autistas
Palestrantes: Aline Nacer (Fonoaudióloga), Christiane Carvalho (Fonoaudióloga), Letícia Giacomini (Psicóloga).
Mais informações na Unidade de Atendimento Clínico Infantil (UACI) Serelepe, localizada na Rua 236, n 415, no bairro Meia Praia, no telefone (47) 3267-1531 ou pelo serelepe@itapema.sc.gov.br.