A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Vereador Paulo Reis, do bairro Sertão do Trombudo de Itapema, inaugurou na quinta-feira (29) um Sistema de Tratamento de Água de Filtragem Lenta. No evento estiveram presentes o prefeito Sabino Bussanello, a Secretária de Educação Geonete Maria Bernardi Agostinho, o vice-presidente da Câmera de Vereadores, Vanio César Vieira, demais secretários, vereadores, servidores públicos e comunidade em geral.
O sistema implantado na EMEB Vereador Paulo Reis foi desenvolvido para atender todos os 380 alunos e 52 funcionários, além dos participantes do projeto de contra turno e do programa Cultura nos Bairros. O equipamento tem capacidade para gerar 40 mil litros de água tratada por dia, resultando em economia e atendendo às necessidades da escola.
A diretora da escola, Josiane Maria Simas, lembrou que a escola vinha buscando um sistema melhor de tratamento de água para atender à demanda diária. Toda a água utilizada na unidade é captada da cachoeira. Muitas vezes quando chove a água fica suja e tínhamos que recorrer aos vizinhos e ao esforço dos funcionários para carregar baldes, agora vamos poder garantir água de qualidade para nossos alunos, comemora.
O prefeito Sabino Bussanelo também comemorou a conquista. Esse sistema não vai beneficiar só os alunos, mas vai trazer qualidade de vida e melhorar as condições de saúde pública de toda a localidade. Estamos comemorando não só a inauguração de um sistema de tratamento de água, mas a força da união de toda uma comunidade, completou.
Como funciona o sistema de tratamento
O projeto foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Infraestrutura, da Secretaria de Gestão Urbana, da Diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O processo de tratamento de água utiliza tecnologia simples com filtragem a partir de tubos de concreto, pedras e areia. Não há utilização de produtos químicos e nem equipamentos sofisticados. Segundo o assessor da Epagri, Wilmar Benjamim Schimtt, alguns dos equipamentos foram produzidos por nós mesmos, sendo que adquirimos apenas a matéria-prima e confeccionamos no próprio local; o equipamento é eficaz e economizamos verba.
A assessora da Epagri, Maria de Fátima Stippe, apresentou o projeto e explicou que o sistema é lento, pois possui diversas etapas de filtragem. É um processo um pouco demorado, mas é simples e eficaz e pode ser implantado em qualquer comunidade, afirmou.
Conquistas
A secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, lembrou que a EMEB Vereador Paulo Reis tinha outros motivos para comemorar também. Hoje entregamos também 20 notebooks para a sala de informática do colégio. Esse equipamento servirá para que os alunos tenham contato com estudantes de São Paulo e da Inglaterra que participam do projeto Escolas-Irmãs. Dessa forma vão poder trocar experiências e conhecimento, comenta.
O programa Escolas-Irmãs é uma rede de relacionamentos que promove o intercâmbio e solidariedade entre escolas com realidades sócio-culturais distintas e estimula a troca de experiências. A escola é a única de Itapema a aderir ao programa e uma das pioneiras no Brasil.
A diretora da unidade, Josiane Simas, também destacou o prêmio recebido pela EMEB Vereador Paulo Reis de Escola Solidária. A nomeação foi oferecida pelo Instituto Crescer por conta dos projetos realizadas pela escola em parceria com a comunidade.
Mais informações com a diretora da EMEB Vereador Paulo Reis, Josiane Maria Simas, (47) 3267-1432 ou pelo e-mail pauloreis@itapema.sc.gov.br.