O primeiro mutirão do ano de combate ao borrachudo no Sertão do Trombudo aconteceu na quarta-feira (25). O trabalho é realizado pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Departamento de Agricultura e Pesca, Secretaria de Infraestrutura, Vigilância Sanitária, Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e com Companhia Águas de Itapema. Os moradores da comunidade rural também participam da ação, que foi realizada entre o Morro do Horácio e o Morro do Cachimbo.
Um dos objetivos da ação é diminuir a população de borrachudos (insetos), bem como desobstruir as cachoeiras e córregos das águas retirando troncos de árvores caídos dentro do leito, vegetação e lixo. A ação tem caráter participativo e voluntário envolvendo as famílias rurais. Os homens fazem as atividades relacionadas ao trabalho de campo e as mulheres preparam o almoço de confraternização que encerra os trabalhos do mutirão. O local para formar as equipes e o almoço foi o Recanto do Guarapuvu. A FAACI também distribuiu mudas de plantas nativas para recomposição da mata ciliar.
Mais informações com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, pelo telefone (47) 9165-6605, ou pelo e-mail andre.gobbo@itapema.sc.gov.br.