A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Serviço de Abordagem do Tabagismo e do Programa Itapema Mais Ativa, promoveu na quarta (30) e quinta-feira (31) atividades para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado em 31 de maio. Algumas ações alusivas à data foram incluídas na programação do Dia do Desafio, como o Baile da Terceira Idade, realizado na tarde de quarta-feira (30) no Centro Comunitário do bairro Meia Praia. A ação reuniu cerca de 150 pessoas e contou com um desafio musical, no qual os participantes soltaram a voz ao microfone.
Durante a quinta-feira (31), a equipe do Serviço de Abordagem ao Tabagismo percorreu unidades de saúde e escolas para distribuir materiais informativos sobre temas relacionados à denúncia e prevenção do tabagismo. Os servidores foram convidados em cada unidade a realizar quinze minutos de alongamento, sob a supervisão de um profissional de Educação Física.
Grupo de Tabagismo auxilia quem deseja parar de fumar
Quem deseja viver sem cigarro em Itapema conta com o Serviço de Abordagem e Tratamento do Tabagismo, um grupo de apoio coordenado por profissionais como psicólogos e nutricionistas. Os encontros acontecem semanalmente durante um mês. O objetivo é fazer com que o usuário pare de fumar até a quarta sessão e, depois deste período, as reuniões de manutenção ocorrem quinzenalmente.
Atualmente há três grupos em andamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Meia Praia e Sertãozinho e no Centro de Referência Especializado (CERES). De acordo com a psicóloga Karine Willrich, mais de 300 pessoas já passaram pelo grupo desde sua criação em 2009 e 179 delas deixaram de fumar até o quarto encontro. No grupo são abordados os três tipos da dependência, como a física, a psicológica e a de hábitos, afirma.
Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com os profissionais do CERES, pelo telefone (47) 3267-1540 e informar o nome completo e o telefone de contato.