A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, promoveu um pedágio para distribuição de adesivos sobre a Erradicação do Trabalho Infantil na terça-feira (12). A ação contou com o apoio das equipes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, concentrada na Avenida Nereu Ramos e na 2 Avenida no bairro Meia Praia.
Segundo a coordenadora do CRAS, Noemy Dalanhol Moritz, a famosa frase trabalhar desde cedo torna a criança responsável, ela aprende um ofício não representa a realidade. O trabalho precoce é árduo e não qualifica. A criança precisa estudar e brincar, para se tornar um adulto consciente e conhecer de seus direitos e deveres. A renda obtida através do trabalho é insignificante, comparando-se com as perdas e sequelas que a criança e o adolescente carregarão na vida adulta, explica.
Erradicação do Trabalho Infantil
A data surgiu pela iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, desde 12 de junho de 2002, é lembrada mundialmente. O objetivo é sensibilizar toda a sociedade e gestores públicos para execução das suas convenções, na prevenção e erradicação do trabalho infantil.
No Brasil o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído em 2007, quando a Pesquisa Nacional por amostras de Domicílio do IBGE registrou 4,8 milhões de crianças e adolescente trabalhando.
Mais informações com a coordenadora do CRAS, Noemy Dalanhol Moritz, pelo telefone (47) 3267-1481 ou pelo e-mail cras@itapema.sc.gov.br.