A campanha de vacinação contra a Poliomielite começa no sábado (16) em Itapema, data em que acontece também a mobilização nacional do Dia D. As nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas durante esse dia para aplicar a vacina das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Haverá ainda três postos volantes, localizados no supermercado Koch (Marginal Leste), no McDonalds (do bairro Meia Praia) e no posto da Polícia Rodoviária Federal (BR 101) – nestes locais a vacinação será realizada até 16h. Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser vacinadas, independentemente de ter recebido a dose anteriormente.
A meta de Itapema é imunizar 3.062 das crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite. A responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Richelle Caroline dos Santos, orienta as mães e pais para ficarem atentos ao prazo de vacinação até 6 de julho. Este ano, diferentemente dos anteriores, a vacina contra paralisia infantil será em etapa única, sem necessidade da aplicação de outras doses, explica.
Sintomas
A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito. O vírus da poliomielite pode causar sintomas parecidos com os da gripe, como febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito, diarreia ou constipação, e dor de garganta.
Mais informações no Departamento de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (47)3267-1530 ou pelo e-mail saude@itapema.sc.gov.br.