Bandeira do Paraguai está a meio mastro em Itapema

Quem passar por Itapema pela BR-101 perceberá uma mudança na Praça do Mercosul, localizada próximo da rodoviária do município. O Governo itapemense determinou o arreamento da bandeira do Paraguai em meio mastro, depois da decisão dos Governos integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas ) pelo afastamento do país de suas atividades.

Como explica o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, o ato é um sinal de apoio aos irmãos paraguaios que sofreram um novo tipo de golpe de estado. Isso derrubou um Governo legitimamente eleito através de uma conspiração de direita, dominante nas duas casas parlamentares, detalha. Gobbo ainda anuncia que a bandeira do Paraguai continuará na Praça do Mercosul, porém só retoma ao seu lugar no alto do mastro quando os países do Mercosul suspenderem o afastamento do país do bloco.

Os paraguaios ocupam a segunda posição dos mercados emissores de turistas estrangeiros durante a temporada de verão na região da Costa Verde & Mar. Eles são 2,33% do total de visitantes de outros países, perdendo apenas para os argentinos, que dominam a representatividade com 15,90%.

Uma questão diplomática

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991 por meio do Tratado de Assunção, assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo do bloco é a integração dos Estados por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum.

Já a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos doze países da América do Sul e tem por objetivo criar um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos.

Mercosul e Unasul decidiram por suspender a participação do Paraguai em seus grupos, até que a ordem democrática seja restabelecida no país. O isolamento continental é uma resposta ao impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado no dia 22 de junho em um processo de menos de 36 horas.

Mais informações com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, pelo telefone (47) 3268-1580 ou pelo e-mail turismo@itapema.sc.gov.br.