A questão das drogas naadolescência discutida na escola, como uma questão social, educacional e desaúde pública. Esta é a intenção do programa PensaAção, realizado com alunos de8 séries da rede municipal de ensino de Itapema, para debater de maneiradiferente um tema já bastante conhecido. Na ação são realizados semanalmente encontroscom os estudantes, onde são organizadas rodas de conversa, dinâmicas,vivências, atividades culturais e práticas corporais.
A psicóloga e uma dasresponsáveis pelo PensaAção, Tâmara Rezende, explica que o objetivo é alcançadopor meio da abordagem inicial de outras temáticas, como história de vida dosalunos, identidade, cultura, relações e reconhecimento e manejo das emoções. Ouso e abuso das drogas frequentemente é uma consequência de fragilidadesemocionais e sociais. Por isso acreditamos na importância de trabalhar diversashabilidades próprias à constituição do ser humano, como o autoconhecimento, afirma.
Dentre as atividades desenvolvidashá uma conversa com um voluntário (geralmente ex-dependente químico), que vaiaté a escola para contar sua experiência pessoal com o uso de drogas. No últimoencontro com cada turma, os alunos são convidados a discutir sobre projeto devida, metas, objetivos e construção de novas ideias e ações.
Segundo Tâmara, o retorno dosalunos tem sido muito positivo. Os participantes do PensaAção têm se envolvidoativamente nas atividades, frequentemente pedindo continuidade. Já compuserammúsicas em homenagem ao projeto e, na nossa página do Facebook, recebemosmuitas mensagens de elogio e carinho dos alunos, conta.
O programa PensaAção acontece naparceria das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social,Cidadania e Direitos Humanos, em conjunto com as psicólogas Tâmara Rezende, deItapema, e Renata Serpa, de Bombinhasonde o programa também é desenvolvido. Alunos das escolas municipais FranciscoVitor Alves e Maria Linhares já participaram do PensaAção, enquanto outrasinstituições organizam suas próprias agendas de reuniões e eventos dainiciativa.
Para mais informações sobre o programa PensaAção entre emcontato com a Secretaria de Educação, pelo telefone (47)3267-1400 ou e-mail:pensaacao@hotmail.com. Já a página no Facebook serve como um canal paracompartilhar experiências no www.facebook.com/pensaacao.