A Prefeitura de Itapema, por meio doCanil Municipal, realiza um novo mutirão de castrações de animais no sábado(8). A ação conta com o apoio de médicos veterinários voluntários, que realizarãoo procedimento em cães adotados nas feiras promovidas pelo município. Quem tem seu animal de estimação na lista de espera e com o agendamento confirmado devecomparecer à Praça da Paz, entre 13h e 16h, para a realização do procedimento.
No mesmo dia e local também acontece mais uma edição da Feira de Doação de Cães, realizada quinzenalmente, comoparte da campanha Adote um Cão Amigo promovida peloGoverno Municipal. Interessados em adotar um cão devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Quemnão puder ir à feira também pode adotar um animal no Canil Municipal de segundaa sexta, localizado na Rua 406H1, no bairro Morretes das 8h às 11h e das 13h às16h. O animal adotado em ambos os casos terá consulta médica veterinária gratuita e será inscrito no programa de castração.
Adotar um animal abandonado é um atode humanidade
Como explica o chefe do Centro deControle de Zoonoses (CCZ), Gerardo Porchia, o Canil Municipal faz a captura direcionada para animais doentes, perigosos ou que, de alguma forma, possam colocar emrisco a saúde da população, para serem tratados e encaminhados para doações. Estamoscom muitos animais no canil, pois muita gente abandona. Isso dificulta nosso trabalho e nos impede decuidar de todos os cães abandonados. Eles precisam de um lar e adotar um animal abandonado é um ato de humanidade, afirma.
Registros do CCZ apontam que, infelizmentenos últimos anos, o número de animais abandonados aumentou, assim como osabrigados pelo Canil Municipal. Em 2010 a média foi de 34 cães abrigados, em2011 a média foi 69, enquanto que em 2012 a média já está em 109 mensal.
Outro dado que não é positivo é que,desde 2010, o CCZ já recebeu 1264 denúncias de animais com problemas de saúde(zoonoses), acidentados ou vítimas de maus tratos.
Ação pela conscientização
A Prefeitura de Itapema, por meio daSecretaria de Saúde, realiza nas escolas municipais, estaduais e privadas domunicípio o projeto de educação ambiental Bem Estar Animal. A ação,inicialmente direcionada aos alunos de 4 série do ensino fundamental, buscaorientar e conscientizar as crianças sobre os direitos, deveres e cuidadosrelacionados aos animais. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promovepalestras educativas, com apresentação audiovisual e distribuição de materialinformativo nas escolas que compõe a agenda do projeto.
De acordo com a diretora de EducaçãoAmbiental do município, Patrícia Boito, a ação pretende sensibilizar ascrianças quanto ao tratamento com os animais. Novos conhecimentos ehabilidades sobre o assunto são capazes de induzir a mudanças de atitude,individuais e coletivas, explica. A iniciativa já é realizada no município hátrês anos, com o apoio das secretarias de Saúde e Educação, em parceria com oInstituto Ecosul e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA).
Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone (47)3267-1533.