A Secretaria de Educação de Itapema, por meio do Departamento Pedagógico e em parceria com os profissionais que atuam nas escolas municipais,desenvolveu uma série de ações para melhorar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o mês de setembro.
Os profissionais do Núcleo de Atendimento Especializado Educacional (NAESPE) de Itapema participaram do 14 Congresso das APAES de Santa Catarina, entre os dias 3 e 6 de setembro. No evento foram abordados temas para auxiliar nas práticas pedagógicas.
No Mercado Público Municipal Nelson Santos, no Centro, aconteceu a Mostra de Saberes em 15 de setembro. Na ocasião foram expostos trabalhos e atividades, além de apresentações teatrais e musicais, com a intenção de divulgar e dar visibilidade às produções feitas em sala de aula. O evento contou com a presença de pais, comunidade, professores, alunos e comunidade escolar.
Os professores de Séries Finais participaram de formação continuada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Reis em 18 de setembro. A professora e doutora em educação pela Universidade Internacional da Flórida, Verônica Gesser, palestrou sobre Matriz Curricular do Ensino Fundamental:Desafios e Compromissos, como forma de contribuir com o estudo de reorganização das Matrizes Curriculares por área de conhecimento.
Na EMEB Maria Linhares aconteceu o encontro dos profissionaisda Educação Infantil em 25 de setembro. Os temas abordados foram a RelaçãoFamília e Escola, com a professora e mestre Letícia Casanova, e a Rotina deCreche com a professora e mestre na Paula Rudolf Dagnoni. A intenção foi refletirsobre fatores que permeiam a ação pedagógica do espaço da Educação Infantil.
A fonoaudióloga Joarita Nazaro Dauwe promoveu ao longo do mês encontros para debater a Consciência Fonológica, Leitura e Escrita. A iniciativa ofereceu aos profissionais que atuam no NAESPE e no Programa Caminhar maior compreensão das dificuldades de aprendizagem das crianças, além de orientações para o avanço na qualidade dos atendimentos.
As equipes que atuam na Educação Inclusiva, pelo Programa Caminhar, elaboram desde o início do mês suas diretrizes, para regulamentar e normatizar suas ações e melhor conduzir seus trabalhos. Já o grupo de profissionais de Séries Iniciais trabalham na reconstrução da Matriz Curricular, em que os objetivos de aprendizagem e recursos são reavaliados e estudados, para melhorar a forma de aprender e ensinar.
As especialistas das escolas do município também participaram do Encontro Estadual de Especialistas da Educação, onde as temáticas abordadas contribuíram para sua formação e melhor desempenho no dia a dia da escola.
Para a secretária de Educação Marina Gobbo Agnoletto, as ações desenvolvidas dentro da educação em Itapema precisam ser pensadas e preparadas de forma continuada. Queremos sempre oferecer a nossos alunos e professores melhor aprendizado e formação, para que o conhecimento adquirido e ensinado se torne útil, inovador e articulador de mudança de vida, explica.
Mais informações com a secretária de Educação, Marina GobboAgnoletto, pelo telefone (47) 3267-1400 ou pelo e-mail marinagobbo@itapema.sc.gov.br.