Todos os anos os contribuintes recebem e pagam uma taxa que é referente a coleta, transporte e destino final do lixo produzido na cidade. Essa taxa é calculada pelo lixo produzido em cada cidade nos anos anteriores e um acréscimo para o ano seguinte, com base no crescimento do lixo nos últimos anos.
Os quadros abaixo mostram o quanto o município de Bombinhas já gastou nesses últimos anos com a coleta, transporte e tratamento dos resíduos produzidos na cidade, tanto domiciliares quanto de saúde, e que são destinados ao município de Biguaçu para lá serem depositados e receberem o tratamento adequado por meio de aterro sanitário.
ACESSE O LINK ABAIXO E CONFIRA A TABELA DE CÁLCULOSwww.bombinhas.sc.gov.br/media/files/geral/anexos/Materia_lixo.pdf
Assim temos um volume de lixo em 2008 de 7.137.070 Kg, em 2009 de 8.630.550 kg, em 2010 de 8.560.556 kg e em 2011 de 8.967.469 kg. No ano de 2012, considerando apenas os 09 primeiros meses do ano, já foi coletado um volume de 7.125.035 kg.
A quantidade de lixo produzido é alarmante uma vez que cada pessoa produz por dia cerca de 1,0 kg de lixo. Se pensarmos na população mundial essa quantidade parece imensurável… teria espaço para armazenar tanto material?
Assim, a situação lixo, seja no mundo, seja no Brasil ou seja em nossa cidade é uma questão preocupante. Isso porque o lixo, corresponde a um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo.
Toda essa quantidade de lixo produzido é resultado do consumo desenfreado de matérias-prima e produtos industrializados, do desperdício exagerado e do descarte de materiais em locais inadequados, como terrenos baldios, depósitos ilegais ou mesmo em rios e córregos, que resultam em agressão profunda ao meio ambiente e ouros problemas sérios por vezes irreversíveis como a contaminação do solo e das águas, como também favorecem a proliferação de doenças transmitidas por vetores como ratos que muito circulam e se alimentam nesses locais.
A situação assusta, pois o volume de lixo produzido pelo homem é muito grande e essa não é uma realidade distante da nossa. Bombinhas com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes também produz grande quantidade de lixo que resulta num gasto bastante alto para os cofres públicos. E nas temporadas de verão onde a população dobra, senão triplica, a situação se agrava ainda mais devido o aumento significativo no volume de lixo e consequente aumento no valor pago à empresa, já que os cálculos são baseados no peso de lixo recolhido.
É preciso rever nossos hábitos, nossas atitudes. É preciso estarmos conscientes que somos nós e somente nós os responsáveis pela destruição da natureza, mas também somos nós e somente nós pessoas ambientalmente conscientes que podemos mudar nossa triste realidade contribuindo para a preservação ambiental e consequente melhoria na qualidade de vida de toda a população.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas