Professoras da UFSC e a equipe da Secretaria de Educação de Gaspar estiveram na ultima terça-feira reunidos em Bombinhas com o Grupo de Estudos do Ciclo de Alfabetização para compartilhar experiências.
No mês de julho o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; II realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3 ano do ensino fundamental; III no caso dos Estados, apoiar os Municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Desde a posse da nova Secretária Municipal de Educação, Dóris Serpa Ferreira, a secretaria organizou um Grupo de Estudos com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre o Ciclo de Alfabetização, composto por professores, coordenadores, gestores das escolas e equipe da secretaria. Uma das iniciativas deste grupo foi elaborar a Prova Bombinhas, específica para os alunos de Bombinhas, além da Prova Brasil elaborada pelo MEC.
Em Gaspar, a Secretaria de Educação tem o Ciclo de Alfabetização implantado de maneira exitosa há alguns anos e a troca de experiência e idéias a respeito do assunto é importante para que o Grupo de Estudos de Bombinhas continue caminhando com seus objetivos. Junto com a equipe de Gaspar vieram também duas representantes da UFSC que trabalham junto ao Pólo da Universidade Aberta do Brasil, assessorando os Municípios.
Ao assinar o Pacto o Município tem disponibilizado um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores. Estas ações apóiam-se em quatro eixos de atuação: 1) Formação Continuada de Professores Alfabetizadores; 2) Materiais Didáticos e Pedagógicos; 3) Avaliações; 4) Gestão, Controle Social e Mobilização.
Uma das coisas bastante interessante destas ações do Pacto é que o Tutor Municipal e os professores que serão capacitados para executar a alfabetização receberão um bônus do MEC pelo tempo dedicado a essa capacitação, como estímulo e reconhecimento ao esforço que será necessário para implementá-las.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas