Atualmente a Pré escola é obrigatória para todas as crianças a partir de 04 anos de idade. Além de ensinar, a preocupação dessas escolas hoje é educar, além de cuidar das crianças. A pedagogia envolve contação de histórias, teatro de fantoches e outras atividades criativas com as crianças. Para que isso ocorra de maneira satisfatória, professores e monitores precisam de espaço físico e materiais adequados.
Nas creches, as crianças a partir de 06 meses passam até 10 horas por dia. Ali elas comem, dormem, tomam banho e brincam. Precisam de espaços adequados para todas essas atividades. As crianças que ficam todo esse tempo na creche fazem cinco refeições diárias ali. Para que sejam bem atendidas a cozinha precisa ser adequada também.
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro Infância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução n 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.). Para tanto, deve-se considerar as orientações da Norma NBR 9050 da ABNT.
Em Bombinhas, o Cantinho da Felicidade foi construído dentro desses novos parâmetros e a creche do bairro José Amândio, em construção, também. As escolas e creches e mais antigas deverão ser reformadas e adaptadas, de acordo com essa novas orientações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas