A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Diretoria do Ensino Fundamental/Anos Iniciais e com total apoio da Prefeitura Municipal de Bombinhas, convidou profissionais das Escolas Básicas Municipais para compor um Grupo de Estudos. Este Grupo teve como objetivo iniciar os estudos a respeito do Ciclo de Alfabetização, uma proposta apresentada pelo Governo Federal que culminou com a assinatura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em julho/2012. Aliou-se a isso, a demanda apresentada por inúmeros docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, em criar-se a Provinha Bombinhas, a exemplo da Provinha Brasil, implantada pelo Governo Federal (INEP/MEC), no ano de 2008.
Desta forma, o Grupo iniciou seus trabalhos no mês de setembro do corrente ano, sob a coordenação das profissionais Maria do Rosario Archer Borges e Janaína Pereira, Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Gestora de Unidade Escolar, respectivamente, adotando a sistemática de encontros semanais, com duas (02) horas de duração, para leitura, reflexão, debate e proposições acerca da implantação e implementação do Ciclo de Alfabetização, a partir de 2013, bem como a aplicação, no segundo semestre de 2012, da Provinha Bombinhas (Teste 1), elaborada, revisada e validada pela equipe constituída.
A Provinha Bombinhas é um instrumento de avaliação que visa favorecer, entre outros recursos e metodologias utilizadas, informações sobre o nível de desempenho dos alunos, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, desta maneira, subsidiar, de forma sistemática e uniformizada, professores e gestores escolares quanto ao aprendizado dos alunos, em cada ano escolar, buscando sempre a consonância com o Perfil de Conclusão, após cada ano cursado.
Acreditamos que esta iniciativa em muito contribuirá para que a equipe gestora e a equipe docente de cada Unidade Escolar possa refletir, rever e redimensionar as ações pedagógicas e assim lograr êxito no ensino e aprendizagem, tendo sempre presente o direito que o aluno tem de aprender, impedindo assim o sequestro das oportunidades que possam ser ofertadas, das estratégias que possam ser inovadas e dos estudos contínuos que viabilizam o aprimoramento de todos aqueles que buscam a qualidade da educação, com melhores padrões de ensino.
A aplicação e correção da Provinha Bombinhas, em cada ano, deverá ser realizada pelo professor regente e por mais uma pessoa indicada pela Secretaria de Educação e/ou Gestor Escolar que deverão seguir as regras previamente estipuladas.
Responsáveis pela elaboração: Dóris Helena Serpa Ferreira, Secretária Municipal de Educação, Maria do Rosário Archer Borges, Diretora Pedagógica Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Simone Ione de Melo Mercedes, Assessora de Gabinete.
Equipe técnica de elaboração : Andreza Prada, Arlene Scherer de Sylos, Berenice Zenair da Silva, Carmensita Carneiro Sterzerlecki, Janaína Pereira, Nilceléia Otavia da Silva Kohl, Márcia Aparecida de Souza Ubatuba, Mari Teresinha Simas Veit, Maria do Rosario Archer Borges, Maria de Almeida Vieira Tonin, Marilene Jucélia da Silva, Nilda Odete da Silva, Sarita de SantAna Leandro, Silvana Maria Matias Leone, Tânia Pittarello, Valtair Vargas, Elisone Maria Nunes Abrantes. Formatação: Renato Marcelino da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas