AMUR acompanha serviços realizados nas elevatórias da orla da Meia Praia

Na quinta-feira (26), técnicos e fiscais, da Agência Municipal de Regulação e Controle AMUR, acompanharam serviços, realizados pela concessionária Águas de Itapema, nas Estações Elevatórias localizadas na orla da Meia Praia, na altura da rua 237 e 229.

A AMUR, criada pela lei municipal n 3023/12/2011, teve sua Diretoria Colegiada nomeada em 10 de dezembro, deste ano, pelo prefeito Sabino Bussanello, já havia acompanhado reparo na elevatória da rua 237, no dia 14 deste mês. Na ocasião a Estação teve o rotor trancado por quantidade excessiva de sujeira na rede e precisou de reparos.

Nesta quinta-feira, porém a AMUR foi acionada por moradores que reclamavam de esgoto reprimido e migrando para a rua 247. Prontamente o Diretor Geral da Agência, Ailton Eccel Maçaneiro, contatou a companhia Águas de Itapema que observou que informou que o problema estava sendo ocasionado em razão da Companhia estar substituindo o motor, que havia sido revisado, na elevatória da rua 237. Após o término do serviço a situação voltou à normalidade.

Na sexta-feira (27), às 9h30min., um cidadão ligou para o plantão da AMUR e relatou que havia problemas com a elevatória da rua 229. Ao chegar ao local, representantes da AMUR foram informados que a rede elétrica estava funcionando com tensão irregular e, que já haviam contatado a CELESC, que já estava encaminhando técnicos para resolverem o problema. Para evitar que o esgoto fosse lançado ao mar, técnicos da Cia. Águas de Itapema fizeram uma manobra fazendo o motor funcionar em 1400 rotações por segundo. As 11h da manhã a CLESC concertou a fiação com problema num dos postes da rua 229, o motor voltou a operar na sua rotação normal (1.800 rps) e a situação voltou à normalidade.

Segundo Maçaneiro, na quinta-feira, a AMUR encaminhou ofícios a Concessionária para que se manifestasse a cerca do desabastecimento de água nos bairros: Alto Sã Bento e Várzea. A Companhia esclareceu que estava fazendo reparos na rede que fora rompida em razão das obras de Macrodrenagem e que a pressão de água na rede da região deveria ser restabelecida em poucos dias.

Outro ofício encaminhado dizia respeito a possibilidade de falta de água na cidade em razão do baixo índice de chuvas no mês de novembro e dezembro deste ano, durante a temporada. Desta forma, a AMUR solicitou que a Companhia iniciasse uma campanha de racionamento de água junto à população e foi prontamente atendida pela Concessionária.

A AMUR acompanhou ainda a solução de reparos na Estação de tratamento de água, em razão de problemas ocasionados pela tempestade ocorrida no meio da tarde da quinta-feira. A estação funcionou por gerador a diesel por algumas horas, voltando à normalidade por volta das 21h do mesmo dia.

Acompanhamos de perto os serviços nas elevatórias não pelo simples fato de fiscalizar, mas para demonstrarmos, mais uma vez, nosso compromisso com a população para que a manutenção e a qualidade do serviço prestado pelas Concessionárias tenha o máximo de eficiência. Considerou Maçaneiro.

A AMUR funciona em regime de plantão até o dia 1 de janeiro e quem necessitar fazer alguma reclamação poderá fazê-la nos telefones: 9159 3369 ou 9170 1098. A partir do dia 2 de janeiro de 2013, a AMUR volta ao seu horário normal, das 8h às 18h e quem quiser fazer sua reclamação ou reinvindicação pode fazê-la no local, pelo telefone: 3267 1550 ou, ainda, pelo e-mail: amur@itapema.sc.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema