Um dos desafios dos estudantes universitários é garantir a continuidade de seus estudos. Durante o ensino médio suas atividades estudantis são executadas na própria cidade. Com o acesso à universidade, as condições são alteradas repentinamente. Sabendo desses fatos, o Prefeito Rodrigo Bolinha e seu Vice Giliard, defensores de auxílios aos estudantes universitários, determinaram que fossem cumpridas todas as questões legais de auxílio aos estudantes universitários e que a Secretaria de Educação consiga planejar as atividades de distribuição de passes com eficácia e rapidez. Com a mudança na vida dos estudantes é fundamental que o poder público conceda auxílios para que a nossa população seja muito bem formada e que, no futuro imediato, quando estes alunos se formarem, possamos contar com profissionais bem qualificados. Assim, todos ganham: a cidade, por estar qualificada; o mercado, por poder oferecer serviços de qualidade; as famílias, por poder ter membros que ocupem os melhores postos de trabalho. Hoje é uma luta em prol dos estudantes; amanhã uma superação de qualidade de vida para todos, afirmou o Prefeito.
Desde o ano passado, Rodrigo Bolinha e Giliard mantiveram seus posicionamentos em encontros com representantes dos estudantes e garantiram que não mediriam esforços para dar suporte aos estudantes. Para os estudantes, o cumprimento dessas propostas é uma grande vitória: a expectativa é que nessa nova gestão aconteçam todas as mudanças pleiteadas na tribuna da câmara de vereadores pelos estudantes e que foram acordadas com o ex-prefeito, porém nunca cumpridas, como recebimento de passes em lugar central (como a secretaria de educação), bem como a entrega dos mesmos com vigência para os trinta dias do mês. Agora estamos mais tranquilos e seguros porque, finalmente, teremos nossas necessidades atendidas, declarou o estudante Thiago Neves de Morais.
A lei n. 2830/2010 beneficiará aproximadamente 800 estudantes de Itapema este ano. É preciso que a renda familiar do estudante não ultrapasse cinco salários mínimos. Os critérios são necessários para que a distribuição destes recursos seja socialmente justa e, assim, cada vez mais estudantes possam utilizar destes benefícios. A programação para o recolhimento de documentos já foi iniciada pela Secretaria de Educação. Os alunos interessados em obter o auxílio devem entregar a documentação no setor de transporte da Secretaria de Educação o endereço é rua 902 n 155 Bairro Alto São Bento anexo a Secretaria de Educação.
Transporte Universitário – Lei n 2830 de 2010
2 fotos 3×4
Comp. Residência: fatura água, luz, telefone fixo ou contrato de aluguel em nome de requerente-autenticado em cartório
Comprovante de matrícula
Comprovantes de renda familiar (renda de todos os componentes familiar): cópia de contrato de trabalho e da previdência social (carteira de trabalho) OU decore em caso de autônomo OU declaração de imposto de renda.
Grade curricular, onde constam os dias da semana em que estuda (atualizada) a cada retirada de passagem
RG, CPF
Caso o acadêmico tiver Bolsa de Estudo
Comprovante do Art. 170; Contrato do Pro Uni; Contrato do Fies
Observações
Todos os documentos são necessários, mesmo para os alunos com Bolsa de Estudo
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema