Em mais uma ação social implementada pelo Governo de Rodrigo Bolinha, a Secretaria de Assistência Social firmou parceria com o SENAC para oferecer Cursos de Capacitação gratuitos aos moradores de Itapema, de acordo com critérios socioeconômicos dos interessados. A reunião contou com a presença do Secretário de Assistência Social, Huan Back, o Diretor de Industria e Comércio, André Luiz Oliveira, o Coordenador Técnico do Senac, Rogério Bueno e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.
O encontro resultou na seleção de oito cursos de formação inicial continuada que serão ministrados nas áreas de Gestão, Saúde, Gastronomia, Tecnologia da Informação e Beleza. A carga horária dos cursos variam de 160 a 300 horas. As aulas ocorrerão a partir de 25 de março, três vezes por semana, tanto no turno da tarde ou noite, e cada turma será composta de 25 a 30 alunos. Como incentivo e valorização do aprendizado, os participantes receberão ajuda de custo de R$ 2,00 por hora, para custeio de despesas com transporte e alimentação. Itapema é o município com maior número de cursos da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí). A estimativa é de que sejam disponibilizadas de 300 a 400 vagas em todas as capacitações.
Os cursos são oferecidos a todos os jovens e adultos interessados, mas para a inscrição são exigidos alguns requisitos: os participantes devem possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de apresentar renda individual de até meio salário mínimo, ou renda familiar de até dois salários mínimos, devidamente comprovada no ato da inscrição.
Segundo o Secretário Huan Back, a concretização dos cursos comporta algumas das atribuições primordiais da Assistência Social: o desenvolvimento socioeconômico, mediante a capacitação e habilitação profissional dos cidadãos.
A realização dos cursos é viabilizada através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com o SENAC e os municípios, estando em seu primeiro ano de execução em todo o país. O material didático e corpo docente para os cursos são oferecidos pelo SENAC, enquanto que a estrutura física (salas de aula e demais instalações) fica a cargo da Prefeitura. Além disso, a equipe do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) vem prestando suporte administrativo essencial para a efetivação do projeto. A Assistência Social espera estabelecer ainda parcerias com outras entidades assistenciais do município na realização dos cursos que melhorem a vida das pessoas.
O Coordenador Técnico do Senac, Rogério Bueno lembrou que os cursos já vêm sendo ministrados em outras cidades da AMFRI. E observou que, no transcorrer da realização das capacitações, ocorre uma transformação tanto pessoal como profissional nos seus participantes. Tal conquista consolida um dos principais propósitos do Plano de Metas e Ações do Prefeito Rodrigo Bolinha: gerar Emprego e Renda, capacitar profissionalmente, possibilitar a inclusão socioeconômica dos que se encontram excluídos do mercado de trabalho, incentivar a cultura da ressocialização e da iniciativa pessoal. Todos estes são objetivos primordiais da Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania.
O Governo Rodrigo Bolinha busca promover ascensão profissional e pessoal para jovens e adultos especialmente para aqueles que mais necessitam de assistência do governo, para se construir uma sociedade socialmente mais justa e economicamente menos desigual, mediante a geração de emprego e renda.
Conheça alguns Cursos:
Maquiador – terças e quintas – 19h às 22h
Salgaderio – segunda e quarta – 19h às 22h
Cuidador de Idosos – segunda e quarta – 19h às 22h
Trabalhador Doméstico – segunda e quarta – 14h às 17h
Auxiliar de Recursos Humanos – (Horários a definir)
Panificação e Confeiteiro (Horários a definir)
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema