O Centro de Atenção Psicossocial de Itapema (CAPS) apresenta os primeiros resultados da oficina de geração de renda Retratos, o material em artesanato é produzido pelos próprios pacientes. O objetivo desta iniciativa é favorecer o processo de reabilitação psicossocial e de inclusão social pelo trabalho, ofertando uma alternativa de renda aos pacientes, que em sua maioria, se encontram afastados do mercado de trabalho. A proposta busca também romper com o isolamento social e estigmas vinculados ao transtorno mental.
Dentro da atual Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde, os CAPS são considerados estratégicos ao atendimento de pessoas com transtornos mentais e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. No CAPS são realizados atendimentos por equipe multidisciplinar e atividades diversas para favorecer aos pacientes o acesso à comunidade, família, trabalho, lazer e exercício da cidadania.
Quem quiser conhecer e contribuir com o projeto, a exposição acontece ao ar livre toda quarta-feira pela manhã, entre a Rua 232 e 234, no bairro Meia Praia. Mais informações pelo telefone (47) 3267-1534.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema