Reduzir, Reutilizar e Reciclar essa é a missão repassada para as crianças na Semana da Água nas datas que antecedem a comemoração do Dia Mundial da Água. O projeto desenvolvido pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FACCI) promove a confecção de filtros feitos com garrafas plásticas pelas próprias crianças. A aula diferenciada permite o aprendizado através da brincadeira e os estudantes recebem orientação sobre o uso consciente da água. A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Municipal Oswaldo dos Reis.
Segundo a Chefe de Educação Ambiental da FACCI, Bárbara Zunino da Silva, palestrante e idealizadora do projeto, um dos pontos abordados com as crianças foi o conceito de água cinza. São as águas utilizadas no uso doméstico como lavar a louça, roupa ou até tomar banho. Se passadas por um filtro, como este que produzimos com as crianças, pode ser reutilizada em irrigação de terrenos, lavagem de pisos e janelas. É uma forma de divulgarmos o consumo consciente da água, explicou Bárbara.
A atividade reforça ainda mais o conteúdo desenvolvido em sala de aula pelos professores. Preservação da natureza e o consumo consciente de água é um assunto debatido nas nossas aulas. A palestra e a prática da confecção dos filtros vão contribuir para que os estudantes fixem o conteúdo, disse a Professora Sirelei Terezinha Kopicz, que acompanhou a turma na confecção dos filtros.
O aluno Robson Gregório Alves Junior ficou atento à palestra e as dicas do uso econômico da águas e não escondeu a surpresa em produzir o filtro de água. Achei muito interessante. Não imaginava que conseguiria produzir água limpa. Vou tentar fazer em casa, afirmou o estudante.
A atividade, que iniciou nesta quarta-feira (20/03) com os estudantes do quarto e quinto ano da Escola Municipal Oswaldo dos Reis, também será estendida a Escola Francisco Vitor Alves e Bento Elói Garcia. A iniciativa debate a importância da água e reforça o uso consciente deste bem natural.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 com objetivo de promover a reflexão do consumo consciente e da preservação das águas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema