Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria da Saúde estão realizando atualização de cadastramento das famílias em toda a cidade para fins de planejamento de políticas de saúde e políticas sociais. A ação tem o objetivo de melhorar o atendimento prestado à população. A abordagem de recadastramento está vinculada às visitas mensais dos ACS nas casas.
Segundo a Secretária de Saúde, Jeane Barros, em locais como prédios ou condomínios, as pessoas ficam inseguras em receber os Agentes Comunitários de Saúde para realizar o recadastramento. A comunidade deve estar alerta e receber a visita do Agente Comunitário. Todos estão identificados e a finalidade é somente de atualização de dados para melhorar os processos de atendimento. Além disso, o agente comunitário contribui na qualidade de vida das pessoas. Ele é a ligação entre a família e a Unidade Básica de Saúde, explicou a Secretária Jeane Barros.
Para que o recadastramento das famílias alcance a todos, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas nas casas. Algumas Unidades Básicas de Saúde já estão com o recadastramento adiantado, pois as agentes comunitárias têm facilidade em realizar as abordagens nas casas.
Segundo a Diretora da Atenção Básica, Édia Regina Grah, o maior desafio para o recadastramento está concentrado na Meia Praia. Muitas famílias não são encontradas. O bairro Meia Praia é amplo e muitos apartamentos estão fechados. No último sábado de Abril vamos realizar um mutirão de visitas. O foco será revisitar locais onde não se encontraram os moradores durante a semana, afirmou Édia Regina Grah.
A Secretaria pede o apoio da comunidade na recepção das Agentes Comunitárias de Saúde. Ao responder o questionário você atualiza os dados sobre a saúde da sua família. Mais informações no Departamento de Atenção Básica através do telefone (47) 3267-1517.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema