Pela primeira vez o colegiado de Defesa Civil da Amfri se reuniu fora da sede da entidade para discutir ações preventivas do município e região. O encontro aconteceu em Bombinhas, na tarde de terça, 30 de abril.
Outra mudança deste encontro é que os representantes dos dez municípios que compõem o colegiado debatem, a partir de agora, os assuntos específicos da cidade que será sede da reunião. No caso de Bombinhas, o coordenador de defesa civil de Bombinhas, Clodomar da Silva, apresentou os pontos que exigem atualmente uma maior atenção da defesa civil. O foco principal apresentado para os demais tratou especificamente dos alagamentos e escorregamentos causados pela chuva. Ao final foi sugerido pelo colegiado mandar para a diretoria da Amfri, em especial o setor de engenharia uma moção de apoio ao município de Bombinhas para que sejam realizados alguns projetos fundamentais para minimizar e diminuir os riscos de desastres na região. Entre estes a construção de uma contenção para evitar a destruição da pista entre os municípios de porto Belo e Bombinhas, especialmente no morro que divide os dois municípios afirmou Clodomar,
Para coordenador de Bombinhas a mudança na forma dos encontros é benéfica. Com uma reunião em cada cidade podemos pensar coletivamente os problemas de cada local, além de dividir boas experiências o que trará benefícios a todos, afirma. Outro ponto favorável é a possível presença das autoridades do Executivo e Legislativo locais. Quando as reuniões aconteciam na sede da Amfri dificilmente um prefeito ou um vereador participava, estando todo o colegiado representado em uma cidade o prefeito pode participar e conhecer as necessidades e compartilhar ideias e soluções. Isso aconteceu em Bombinhas, quando a prefeita Ana Paula recebeu os representantes do colegiado, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas