Bombinhas irá disputar o Dia do Desafio com a cidade cearense de Miraíma. O evento promovido pelo Sesc e organizado pelas cidades participantes acontece este ano em 29 de maio.
Criado em 1983 durante um rigoroso inverno, quando a temperatura chegava a 20 graus negativos um prefeito canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
Em 2012 mais de quatro mil pessoas participaram das atividades do Dia do Desafio, totalizando cerca de 30% da população de Bombinhas, na edição anterior, em 2011, o número de participantes chegou a 32%. Neste ano, a coordenação do evento está sob responsabilidade do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marcos Chagas Perrone. Atualmente o desafio entre cidades estimula novos olhares sobre as possibilidades de pensar e agir. A partir do envolvimento de parceiros cujo traço em comum é o apreço pela ideia de esporte para todos, temos a construção, ano a ano, de uma mobilização de comunidades. Esse contágio é fundamental para o refinamento do que entendemos por bem-estar, mas também como estímulo para a proposição e continuidade de políticas públicas na área de promoção da atividade física nas várias cidades, adianta Perrone.
Adotado por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano, o Dia do Desafio incentiva a prática diária da atividade física, com uma filosofia simples baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes, conclui.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas