Prefeitura de Bombinhas reuniu profissionais da área para discutir medidas a curto prazo para reverter o quadro
Uma das reclamações mais frequentes dos moradores da região é o número de animais abandonados nas ruas das cidades. Na tarde de quinta, 16 de maio, a prefeitura de Bombinhas reuniu profissionais da área para discutir medidas a curto prazo para a princípio amenizar e depois resolver o problema.
Participaram da reunião a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, os veterinários Andrea Dietrisch Porto, Rubens Marcantes, responsáveis pelo Centro de zoonose de Bombinhas, o secretário municipal de pesca e agricultura de Porto Belo, Fernando Amadeu Raulino e os veterinários Priscila Nishijima, Carlos Eduardo Nikosz Arantes, Marcos Poggetti de Menezes diretor de saneamento de Bombinhas, Lucimar Guimarães, diretora vigilância sanitária de Bombinhas, Synara Rilo veterinária e a professora Andrea Rodrigues Barros, veterinária e perita forense responsável pela implantação de vários centros de zoonose em São Paulo e Paraná.
Problemas similares foram percebidos entre Bombinhas e Porto Belo para solucioná-los se propôs uma ação conjunta entre as cidades. A parceria se estabelecida além de beneficiar a comunidade, fará com que os municípios se tornem exemplo. Como Bombinhas não tem uma área rural, então pode cuidar da triagem de animais de pequeno porte, já Porto Belo por ter uma área maior pode se responsabilizar por animais maiores. A questão dos animais de rua não é um problema difícil de resolver, mas sempre fica em segundo plano. Mas agora se avolumou de tal maneira que não pode ser mais ignorado. Neste ponto a parceria com porto Belo será muito bem-vinda e resolutiva para todos, disse a prefeita de Bombinhas Ana Paula.
As primeiras medidas práticas serão tomadas após apresentação de um plano de ações conjuntas que devem ser entregues à prefeita dentro de 30 dias. Mas algumas ações já foram pactuadas durante a reunião ocorrida na sala de reuniões do gabinete executivo de Bombinhas. Dentre elas estão levantamento estatístico animal, programa de adoção, campanhas informativas e conscientização.
Na parte da manhã do mesmo dia 16, data da reunião, aconteceu no auditório Solange Maria da Silva, na prefeitura de Bombinhas, a última etapa do Projeto animais abandonados. Coordenado pela professora Giseli Terezinha Duarte Rodrigues e as alunas da 8 Série Eduarda Carvalho e Eduarda Rudeck, da EBM Dona Dilma Mafra o projeto teve o objetivo sensibilizar a posse responsável de animais domésticos e informar sobre o serviço de castração disponível em Bombinhas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas