Com as oficinas de atividades circenses, as quintas-feiras tornaram-se um momento de diversão e aprendizado para as crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapema. O projeto, que iniciou no mês de julho, faz parte das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A primeira atividade desenvolvida foi o malabarismo e já conquistou o interesse das crianças. Estou adorando aprender uma atividade de Circo. Assim que pegar a prática, quero apresentar para os meus pais em casa e também na escola, afirmou Welinton Ribeiro dos Santos.
Segundo a Professora, Ana Paula da Cunha Arguelho, as oficinas contribuem na formação da criança, bem como no desenvolvimento das habilidades motoras. Todos os instrumentos utilizados nas aulas são produzidos pelos próprios estudantes, o que colabora para que eles tenham uma formação cidadã participativa. Já os exercícios ensinam o limite e o respeito ao próximo, além de trabalhar o desenvolvimento do corpo, explicou Ana Paula da Cunha Arguelho.
Em média 40 crianças, divididas no período da manhã e tarde, participam do projeto de atividades circenses. Oficinas de equilíbrio, acrobacia de solo, malabares com stick, também serão desenvolvidas ao longo de todo ano.
Para o Secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Huan Diego Back, o projeto complementa as ações realizadas pelo CRAS. Realizamos o atendimento de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social com atividades e acompanhamento familiar e social. As oficinas propiciam a valorização dessas crianças, além de permitir que exerçam um papel decisivo e transformador no cenário da vida social, afirmou Huan Diego Back.
Mais informações sobre as oficinas de atividades circenses oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) entre em contato com pelo telefone (47) 3267-1481.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema