Sobrevivente relata aos alunos os cenários da Segunda Guerra Mundial e a dificuldade de reconstrução da Alemanha no período do pós-guerra.
A aula de história dos estudantes dos nonos anos da Escola Básica Municipal Educar, no bairro Meia Praia, contou com uma presença especial. O senhor Siegsried Herbert Hofmann, que viveu sob o regime nazista, lembrou os cenários da Segunda Guerra Mundial e conversou com os alunos sobre a dificuldade de reconstrução da Alemanha no período do pós-guerra.
Esta foi a primeira vez que Siegsried Herbert Hof contou sua história para um grupo de estudantes. Eu estou um pouco apreensivo, mas eles precisam saber realmente o que aconteceu e como devem se orgulhar de viver numa época sem guerras, afirmou. Nascido na Tchecoslováquia, em 6 de agosto de 1933, Siegsried Herbert Hofmann viu seu país ser anexado à Alemanha pelas tropas do exército de Adolf Hitler. Chegamos a ficar dois anos em campo de concentração, somente com a roupa do corpo e sem alimentação adequada, contou Siegsried Herbert Hofmann emocionado diante dos estudantes.
Em julho de 1946, Siegsried Herbert Hofmann, deixou a Europa rumo ao Brasil. Quando completávamos doze anos éramos obrigados a ir para o Exército, mas fugi. Eu tinha presenciado uma guerra e não queria aquele destino. Escolhi vir para o Brasil, contou.
Durante toda a atividade os estudantes puderam tirar dúvidas e ainda aprender um pouco mais sobre este período da história. O depoimento do Siegsried Herbert Hofmann e o diálogo com alunos enriqueceu os temas da Segunda Guerra Mundial que estamos desenvolvendo na disciplina, explicou a Professora de História, Ana Lúcia Vargas, que coordenou a atividade. Os alunos acompanharam a aula especial com total atenção e ao final do bate papo tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e saber detalhes das vivências do Sr. Siegsried Herbert Hofmann nestes períodos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema