Tradicional Festa Julina reuniu pacientes e familiares
Na tarde de quinta-feira (25/07) a alegria e diversão deram toque especial ao arraial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itapema. A tradicional Festa Julina, reuniu pacientes, familiares, amigos e a equipe técnica.
Tudo foi preparado com a ajuda dos próprios pacientes, o que contribui no tratamento terapêutico, permitindo a socialização e a construção coletiva. Casamento Caipira, quadrilha, brincadeiras e comidas típicas fizeram parte da atividade especial. No início, alguns pacientes estavam tímidos, mas durante os ensaios eles foram se ambientando e conseguiram expressar o personagem, afirmou a Terapeuta Ocupacional, Franciele Dal Santo, responsável pelas apresentações típicas.
O casamento caipira e a quadrilha foram um dos momentos mais esperado da Festa Julina. Caracterizados, com os textos dos personagens e a de dança bem treinada, os pacientes encantaram o público.
Para a Enfermeira Coordenadora do CAPS, Suéllen Soares Wall, atividades diferenciadas auxiliam no atendimento aos pacientes. Trabalhamos o desenvolvimento psicomotor e a socialização. Essa festa típica também é um momento de integração entre os próprios pacientes e a equipe técnica, afirmou a Coordenadora.
Além das apresentações e a decoração especial, a Festa Julina também contou com lazer e gastronomia típica de arraial.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema