Projeto Samu na Escola oferece aula especial com práticas de Primeiros Socorros
Estudantes das escolas municipais de Itapema participaram de aulas especiais com orientações para agirem em situação de emergência. O Projeto Samu na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e Cultura e permite apresentar o funcionamento do serviço, realizado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, aos estudantes e professores das escolas municipais.
Segundo a Coordenadora do Samu em Itapema, a iniciativa busca orientar as pessoas sobre como agir em casos de acidentes ou situações de risco. Muitas pessoas têm dúvidas de quando realmente devem chamar o Samu e como se comportar até que os profissionais cheguem ao local da ocorrência. Durante nossa palestra apresentamos um breve relato da história e das funções do serviço, e ofertamos algumas técnicas de primeiros socorros, explicou Joci Morais Romancine.
A Escola Maria Linhares de Souza, no bairro Casa Branca, foi a primeira a receber o projeto. Os alunos dos sextos e oitavos anos do período matutino, participaram da palestra de orientação, realizaram uma prática de primeiros socorros e ainda conheceram a ambulância e os equipamentos utilizados para o atendimento da comunidade.
Esta foi a primeira vez que a estudante Vitória Hilda Vieira participou de uma palestra com orientações de primeiro socorros. Uma vez fiquei engasgada com um alimento e tive dificuldades para conseguir respirar. Hoje aprendi dicas que podem fazer toda a diferença nessas situações, contou a estudante.
Para a coordenadora do Samu em Itapema, o Projeto na Escola também aborda questões de cidadania. Cerca de 20% dos nossos chamados são trotes. O que interfere no atendimento de quem realmente precisa. Com as orientações, queremos promover a conscientização dos estudantes em relação à importância da ação do Samu, afirmou Joci Morais Romancine. As atividades do Projeto Samu na Escola acontecem semanalmente, conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Educação e Cultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema