Alunos são orientados para agir em situações de emergência

Projeto Samu na Escola oferece aula especial com práticas de Primeiros Socorros

Estudantes das escolas municipais de Itapema participaram de aulas especiais com orientações para agirem em situação de emergência. O Projeto Samu na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e Cultura e permite apresentar o funcionamento do serviço, realizado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, aos estudantes e professores das escolas municipais.

Segundo a Coordenadora do Samu em Itapema, a iniciativa busca orientar as pessoas sobre como agir em casos de acidentes ou situações de risco. Muitas pessoas têm dúvidas de quando realmente devem chamar o Samu e como se comportar até que os profissionais cheguem ao local da ocorrência. Durante nossa palestra apresentamos um breve relato da história e das funções do serviço, e ofertamos algumas técnicas de primeiros socorros, explicou Joci Morais Romancine.

A Escola Maria Linhares de Souza, no bairro Casa Branca, foi a primeira a receber o projeto. Os alunos dos sextos e oitavos anos do período matutino, participaram da palestra de orientação, realizaram uma prática de primeiros socorros e ainda conheceram a ambulância e os equipamentos utilizados para o atendimento da comunidade.

Esta foi a primeira vez que a estudante Vitória Hilda Vieira participou de uma palestra com orientações de primeiro socorros. Uma vez fiquei engasgada com um alimento e tive dificuldades para conseguir respirar. Hoje aprendi dicas que podem fazer toda a diferença nessas situações, contou a estudante.

Para a coordenadora do Samu em Itapema, o Projeto na Escola também aborda questões de cidadania. Cerca de 20% dos nossos chamados são trotes. O que interfere no atendimento de quem realmente precisa. Com as orientações, queremos promover a conscientização dos estudantes em relação à importância da ação do Samu, afirmou Joci Morais Romancine. As atividades do Projeto Samu na Escola acontecem semanalmente, conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Educação e Cultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema