apresentações, jogos, projetos educacionais mobilizaram escolas de Bombinhas para inclusão da rede municipal de educação
Promover a realização do movimento inclusivo nas escolas e comunidade foi o objetivo do I Projeto Movimento Inclusivo, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de setembro, na EBM Manoel José da Silva, no bairro Morrinhos em Bombinhas.
Com o tema Desafiando os limites, diminuindo as diferenças, o projeto idealizado por Alexandra Benigno o evento, além de apresentações, contou com a Feira sobre a Diversidade. A ideia é propor a orientação pedagógica das escolas, a realizarem pesquisas e produção de materiais sobre a deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva e deficiência múltipla com elaboração de painéis, jogos, maquetes, placas e teatro adaptados para exposições durante a feira, conta Alexandra.
Participaram da feira as escolas municipais com projetos e trabalhos específicos elaborados por alunos do quarto ao nono ano. EBM Edith Willecke- Deficiência Visual -jogo adaptado (Braille);EBM Dilma Mafra- Deficiência Física – projeto de acessibilidade (Maquete);EBM Manoel José- Deficiência Intelectual – Placas de Comunicação Alternativa e Aumentativa; EBM Manoel Eduardo- Deficiência Auditiva – Teatro Através da Lingua de Sinais (Libras) e EBM Pequeno Príncipe- Deficiência Múltipla Confecções de Materiais adaptados para aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais.
Já os alunos do primeiro ao terceiro ano elaboraram painéis com os mesmos temas para exposição. Coordenado pela Diretora Pedagógica de Educação Especial Alexandra Benigno o evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Caesp da Apae de Porto Belo, Fundação Municipal de Cultura, Instituto Boi de Mamão, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas