Evento reuniu grande público para discutir o desenvolvimento do turismo na região
As oportunidades de crescimento do setor turístico da região foram temas do Seminário de Turismo na Costa Esmeralda, realizado na sexta-feira (27/09) em Itapema. A atividade, promovida pelo Sebrae/SC e a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, contou com a presença dos Prefeitos dos três Municípios, além de autoridades políticas, especialistas, empresários e estudantes.
As apresentações e debates abordaram o turismo como gerador de desenvolvimento econômico no cenário brasileiro, e a importância dessa indústria em nossa região. Os participantes acompanharam palestras e painéis e puderam refletir sobre a necessidade de planejamento e da regionalização das políticas para o constante desenvolvimento do setor.
Dois cases de sucesso também foram apresentados durante o Seminário de Turismo na Costa Esmeralda. As cidades de Gramado, no Rio Grande do Sul e de Brotas, em São Paulo, serviram de exemplo de como a realidade local pode ser transformada com ações pontuais para o fomento do setor e o combate a sazonalidade das empresas.
Também participaram do Seminário de Turismo na Costa Esmeralda, o Coordenador Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Jun Alex Yamamoto, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Claudir Maciel, o Prefeito Municipal de Itapema, o Coordenador Regional do SEBRAE, Alcides Sgrott, o Prefeito de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho, a Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, o Diretor de Marketing da Santur, Aroldo de Oliveira Silva, representando o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Valdir Walendowsky e a Diretora de Políticas Integradas de Lazer da Secretaria Estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Marta Regis Fogaça e do Prefeito palestrante de Brotas, Du Barreto e o Vice-Prefeito de Gramados, Luia Bardocovi.
O Seminário de Turismo na Costa Esmeralda foi uma iniciativa do Sebrae/SC e da Prefeitura de Itapema e foi realizado com o apoio da Secretaria de Turismo de Bombinhas, Fundação Cultural de Porto Belo e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema