Entidade catarinense alerta sobre cuidados ao comprar bicicletas para o 12 de outubro
Com a aproximação do Dia da Criança, O Procon de Santa Catarina alerta para a escolha correta de bicicletas. Pois muitas estão em processo de chamamento para substituição de peças. De acordo com a entidade o ofício foi recebido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, informando a lista de empresas descrevendo modelos, número de lotes e marcas das empresas que solicitaram o recall.
A Bikelando Montadora de Bicicletas Ltda. protocolou Campanha de Chamamento para substituição dos estabilizadores (rodas laterais) das bicicletas Bikeland Sport Júnior Aro 16, fabricadas entre 01 de janeiro de 2012 e 02 de julho de 2012. De acordo com a empresa, a Campanha abrange 193 unidades do produto. Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que há possibilidade de deformação dos estabilizadores (rodas laterais), com risco de desequilíbrio, queda e danos físicos aos usuários.
Quanto a Caloi Norte S/A protocolou campanha de chamamento para substituição do par de rodas laterais das bicicletas Cecizinha Aro 12, fabricadas entre 01 de janeiro de 2011 a 30 de outubro de 2011. Segundo a empresa, a campanha, com início em 21 de setembro de 2013, abrange 3.941 bicicletas, com número de chassi final SJ. Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que A oscilação da resistência das rodas laterais pode gerar instabilidade no movimento de pedalar da criança, que pode gerar desequilíbrio e possibilitar sua queda.
A Nathor Indústria e comércio de bicicletas Ltda. protocolou Campanha de Chamamento para substituição dos estabilizadores laterais e ajuste dos freios das bicicletas Flower, aro 12. A campanha abrange mais de trinta mil icicletas Flower aro 12, compreendidas entre os números de série 652.544/11 e 683.277/11. Outro protocolo realizado pela mesma empresa chma para a substituição dos estabilizadores laterais e ajuste dos freios das bicicletas TopGirls aro 16, abrange 6.640 bicicletas TopGirls aro 16, compreendidas entre os números de série 609.817/11 e 616.457/11.Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que a falta de regulagem dos freios pode prejudicar o processo de frenagem, e, consequentemente, representar risco à integridade física das crianças. Quanto aos estabilizadores laterais, a empresa destacou queapresentam uma deformação fora do padrão, o que, no entendimento deste Departamento, pode acarretar falta de estabilidade, com risco de quedas e danos físicos aos usuários.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas