Dados da ação devem ser contabilizados nos próximos dias
Adiado em função da instabilidade do tempo, o evento que tradicionalmente acontece no terceiro final de semana de setembro, o Dia de limpeza de praias aconteceu no último sábado, 5 de outubro em Bombinhas. Representantes de entidades e organizações sociais e voluntários percorreram as praias da cidade para remoção de entulhos.
Organizado pela Associação Empresarial de Bombinhas, Aemb, e CDL contou com a participação das escolas municipais na maioria das praias foi também de extrema importância, dando continuidade ao trabalho que se iniciou na campanha de 2012. Vale ressaltar que a participação das professoras e alunos é voluntária, o que demonstra o comprometimento com a causa. Em Bombas, houve a participação das professoras da 4 e 5 anos, com a presença da diretora Cristina da escola Manoel Mafra. “Nossos alunos encontraram vários tipos de lixos e escolheram este barquinho ornamental quebrado, encontrado na restinga para ser restaurado nas aulas de artes, o que servirá de símbolo do trabalho pedagógico para sensibilizar outras crianças”, comenta a diretora. O lixo encontrado nas restingas como pacotes de salgadinhos, garrafas de cerveja, garras pet, tampinhas de garrafas plásticas e muitas pontas de cigarro na areia, comprova que o trabalho deve continuar, e sempre envolver as crianças no processo faz com que olhemos para um futuro melhor e mais consciente, defende Roseli Capudi coordenadora do movimento na Aemb.
De acordo com a organização dados de volume recolhido de lixo, descartes, detritos nas praias. Os números servirão de base para análise própria do movimento em Bombinhas, fazendo uma relação com os anos anteriores e também serão enviados para o Movimento Mundial do Dia de Limpeza de Praias, que faz a coleta em todas as partes do mundo dando a dimensão de quanto lixo é deixado nas praias a cada ano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas